Al\u00e9m do pre\u00e7o justo, hoje o consumidor valoriza tamb\u00e9m a qualidade e atendimento prestado. Outro estudo desta empresa mostra que as crian\u00e7as est\u00e3o cada vez mais influenciando os pais em decis\u00f5es de compra, principalmente na ida ao supermercado.<\/p>\n
Pois hoje vamos falar desse p\u00fablico, raramente mencionado enquanto cidad\u00e3os consumidores. Acaba de ser lan\u00e7ada esta semana uma cartilha voltada para crian\u00e7as e adolescentes entre 11 e 14 anos, abordando problemas de consumo e direitos diante de situa\u00e7\u00f5es t\u00edpicas dessa faixa et\u00e1ria.<\/p>\n
A cartilha Essa turma ningu\u00e9m passa para tr\u00e1s<\/em><\/strong>, foi elaborado pelo Idec\/Instituto de Defesa do Consumidor em parceria com a ong Crian\u00e7a Segura, a Funda\u00e7\u00e3o Abrinq e a Funda\u00e7\u00e3o Avina. Ela \u00e9 uma esp\u00e9cie de guia que procura levar a esse p\u00fablico informa\u00e7\u00f5es sobre seus direitos e tamb\u00e9m sobre suas responsabilidades como consumidores que s\u00e3o. S\u00e3o apresentadas no\u00e7\u00f5es de consumo respons\u00e1vel e, ao mesmo tempo, direitos b\u00e1sicos de acesso a bens e servi\u00e7os fundamentais, bem como a seguran\u00e7a a que os jovens t\u00eam direito. Estes temas s\u00e3o expostos por meio de exemplos – hist\u00f3rias ilustradas, narradas por adolescentes – que explicam o C\u00f3digo de Defesa do Consumidor (CDC) e o Estatuto da Crian\u00e7a e do Adolescente (ECA).<\/p>\n
Outro objetivo da publica\u00e7\u00e3o \u00e9 alertar para os efeitos dos apelos consumistas cada vez mais crescentes a que esse p\u00fablico est\u00e1 exposto. Para se ter uma id\u00e9ia, uma pesquisa da Organiza\u00e7\u00e3o das Na\u00e7\u00f5es Unidas (ONU), intitulada O futuro \u00e9 de voc\u00eas?<\/em>, realizada em 2002, mostra que os jovens brasileiros ficaram em primeiro lugar – \u00e0 frente de franceses, japoneses, italianos e americanos, entre outras nacionalidades – quando a quest\u00e3o era o gosto pelas compras. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estat\u00edstica (IBGE\/Censo 2000), existem no Brasil cerca de 14 milh\u00f5es de jovens entre 11 anos e 14 anos de idade, o que torna este segmento de mercado bastante atraente para as campanhas publicit\u00e1rias.<\/p>\n
Sob a \u00f3tica da plena cidadania, n\u00e3o basta buscar por seus direitos sem conhecer tamb\u00e9m os seus deveres, e a cartilha Essa turma ningu\u00e9m passa para tr\u00e1s<\/em><\/strong>, \u00e9 um excelente instrumento de educa\u00e7\u00e3o cidad\u00e3.<\/p>\n
Aqui na Voz do Cidad\u00e3o voc\u00ea j\u00e1 podem baixar a \u00edntegra da cartilha do Idec, para conhecer e repassar para toda a sua lista de contatos. Para quem quiser saber mais sobre o Idec, temos um link direto para o site da entidade, o www.idec.org.br<\/a>.<\/p>\n
Acessem e participem!<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"