Tiradentes e as novas manifestações contra a corrupção
Tiradentes e as novas manifestações contra a corrupção
Conforme prometido desde o fim do ano passado, centenas de organizações da sociedade civil estarão reunidas em um único coro no próximo sábado, feriado do Dia de Tiradentes.
Capitaneadas pelos movimentos NasRuas, de São Paulo, e 31 de Julho, no Rio de Janeiro, mais de 70 mil pessoas já confirmaram presença em pelo menos 60 cidades brasileiras para a maior manifestação contra a corrupção desde os eventos de 7 de setembro no ano passado.
Segundo Carla Zambelli, coordenadora do NasRuas, desta vez o apelo dos cidadãos não será genericamente pelo fim da corrupção na política. Agora os movimentos já estão mais articulados através das redes sociais e de encontros presenciais, e definiram três pontos principais de luta: o voto aberto em todas as votações nos legislativos, a corrupção como crime hediondo e o fim do chamado foro privilegiado para políticos e membros do alto escalão do poder público.
Além destas bandeiras, as manifestações exigirão do Supremo Tribunal Federal maior agilidade no julgamento dos crimes do escândalo do mensalão.
Assim, no dia do mártir Tiradentes, no próximo sábado, quase todas as capitais do país receberão passeatas do evento. Em São Paulo, por exemplo, o ponto de encontro é o Masp, a partir das 16 horas. No Rio de Janeiro, o local escolhido foi a orla de Ipanema, às 11 da manhã. Em Brasília, será na Esplanada dos Ministérios às 10 horas. Já Salvador terá uma grande passeata do Farol da Barra até o Cristo a partir das 15 horas. E em Fortaleza a concentração será na Praça Portugal, também a partir das 15 horas.
Além destas, também teremos manifestações em Maceió, Macapá, Manaus, Vitória, Goiânia, São Luis, Cuiabá, Belo Horizonte, Curitiba, Natal e dezenas de outras cidades.
A lista completa dos locais está aqui no portal da Voz do Cidadão. Se a sua cidade não estiver na lista, convoque amigos e conhecidos e faça a sua própria manifestação contra a corrupção e pelo julgamento urgente do mensalão.
Esse é o dever de todo cidadão consciente e atuante em prol do nosso país.
Esperamos todos vocês no feriado do próximo sábado, 21 de abril! Até lá!