Site Eleitor 2010 divulga denúncias de irregularidades de campanha
Terça-feira passada demos alguns exemplos de como sites e blogs na internet estão ajudando a mudar a maneira como fazemos política no Brasil. A participação popular proporcionada pela web parece não haver limites e a cada dia novas idéias e criativas ferramentas estão sendo divulgadas.
Por exemplo, tivemos esta semana a notícia de um cidadão morador de Curitiba, no Paraná, que conseguiu através do microblog Twitter mobilizar a prefeitura da cidade para o asfaltamento da rua onde reside. Depois de tentar os canais convencionais de relacionamento com o cidadão disponibilizados pela prefeitura, o corretor de seguros Adriano dos Santos passou a usar o canal Twitter oficial do município para acionar outros vizinhos e amigos. A movimentação chamou a atenção dos operadores do canal e, por fim, até o prefeito entrou na linha, “twitando” com os cidadãos e decidindo o que fazer. Em poucos meses as máquinas já estavam no bairro de Adriano, que mantinha os seguidores virtuais informados de cada detalhe das obras.
Sem dúvida, a revolução prometida pela internet já começou. E uma interessante ferramenta virtual vem a se juntar aos sites do Ficha Limpa Já, Questão Pública, Extrato Parlamentar, Repolítica, Participação Política, Voto Consciente, Cidade Democrática e tantos outros que já vínhamos comentando neste espaço. Acaba de ser lançado o site Eleitor 2010, especializado em receber denúncias de irregularidades de campanhas eleitorais em todo o país.
O Eleitor 2010 recebe um mínimo possível de intervenção de seus moderadores e estimula a participação de cada cidadão eleitor diretamente no site, postando suas denúncias, seja de recebimento de mensagens indesejadas de campanhas, de colocação de cartazes políticos em locais proibidos, de “showmissas” irregulares e muito mais. E faz questão de avisar a todos quando uma denúncia foi verificada como real ou quando ainda precisa de checagem, para tudo ser o mais transparente possível.
Um detalhe bem legal no site Eleitor 2010 é que um cidadão pode cadastrar o seu endereço ou telefone celular e assim passar a receber denúncias que se referem à área onde mora ou trabalha. Muito útil para o cidadão consciente e atuante que se dispõe a checar a vericidade dos fatos e a divulgar para toda a rede.
Aqui na Voz do Cidadão vocês têm um link direto para o Eleitor 2010, no www.eleitor2010.com. E façam como o corretor Adriano, de Curitiba: não desistam de fiscalizar e cobrar sempre dos governantes o uso correto e transparente do dinheiro público. A internet está aí para nos ajudar – e muito – nessa tarefa da cidadania!