Seminário Internacional sobre Acesso a Informação
Seminário Internacional sobre Acesso a Informação
Um dos temas mais caros à cidadania – o acesso a informações do poder público – tem ocupado um espaço cada vez maior nos noticiários, seja pela quase decisão infeliz da presidente em conceder sigilo eterno a documentos públicos, seja pela excelente iniciativa dos governos americano e brasileiro, com o Open Documents Partnership, que quer apoio dos países da ONU para mais transparência nas informações públicas.
Pois hoje vamos indicar um evento que vem trazer mais luz ao tema. Dias 7 e 8 de julho, quinta e sexta-feira desta semana, será realizado em Brasília o Seminário Internacional Acesso a Informação: Desafios de Implementação. Com organização da Unesco e da CGU, e apoio da Article 19, a pauta terá uma ampla discussão sobre a legislação que está sendo preparada no Brasil e como ela está em relação às experiências de outros países.
Para isso, foram convidados especialistas internacionais, que discutirão experiências já implementadas nos Estados Unidos, Inglaterra, México, Chile, África do Sul e Escócia. O Seminário foi dividos em quatro painéis principais: “O Direito à Informação”, “Implementação de sistemas de acesso a informação pública”, “Transparência Ativa” e “Governo aberto: sistemas interativos de informação”.
Gostaríamos aqui de registrar o acompanhamento de diversas organizações nacionais da sociedade civil que já confirmaram presença ao Seminário, como a Amarribo, o Inesc, a Abracci, o Ethos e outras.
Quem estiver em Brasília, vale a pena se inscrever e participar. Ou também pode conhecer todos os detalhes do Seminário através do endereço eletrônico www.cgu.gov.br/acessoainformacao. Mais informações podem ser solicitadas através do e-mail acesso_informacao@cgu.gov.br.
Nunca é demais lembrar que informação transparente sobre o que acontece nos governos e mandatos é direito de todo cidadão.