Política – Raguffe dá a colunista da Gazeta do Povo a receita com os mandamentos do político honesto

Os 9 mandamentos do político honesto
Bom dia!

 

Pode um político em mandato dar lições de honestidade àqueles que vão concorrer nas eleições de outubro? Eu sei que você respondeu “não”, mas sugiro dar uma lida neste texto de Lúcio Vaz, colunista da Gazeta do Povo, um dos mais experientes e premiados jornalistas políticos do Brasil.

 

Lúcio conversou com Reguffe, senador pelo Distrito Federal que ganhou notoriedade por algo incomum no meio político: abriu mão das mordomias a que tem direito pela função. Ao dispensar verbas indenizatórias, salários extras, auxílio-moradia, carro oficial, aposentadoria especial, plano de saúde e outros mimos pagos por nós, proporcionou uma economia de R$ 6 milhões ao Estado em três anos e meio de mandato.

 

Essas credenciais fazem Reguffe ser procurado por inúmeros candidatos em busca de apoio em outubro. A conversa só avança se o interlocutor abraçar uma pauta de nove itens:

  1. Não aceitar salários extras;
  2. Não usar verba indenizatória;
  3. Reduzir o número de assessores do gabinete;
  4. Reduzir pela metade a verba para o pagamento de assessores;
  5. Votar contra qualquer aumento de impostos;
  6. Não viajar com dinheiro público;
  7. Propor emendas orçamentárias que sejam destinadas apenas para saúde, educação e segurança pública;
  8. Cumprir até o fim o mandato para o qual foi eleito;
  9. Não indicar ninguém para o governo.

 

Essa pauta te representa? Então leia na íntegra o texto “Os 9 mandamentos do político honesto, segundo o senador que abriu mão de mordomias”, de Lúcia Vaz, exclusivo na Gazeta do Povo.

http://Os 9 mandamentos do político honesto, segundo o senador que abriu mão de mordomias

Para acompanhar todos os movimentos das eleições, faça o download do aplicativo da Gazeta do Povo na Play Store e na iTunes. Você recebe nossas notificações, acompanha a seleção de reportagens do time editores, os colunistas da Gazeta do Povo, o agregador de pesquisas e as páginas de cada candidato.

Leonardo Mendes Júnior,

Diretor de Redação da Gazeta do Povo.

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.