OCDE e CGU realizam conferência contra corrupção
Começou ontem e vai até amanhã um dos mais importantes eventos sobre o que chamamos de Responsabilidade Social Corporativa, que não compreende apenas ações sócio-ambientais ou de filantropia mas principalmente ações de controle social, código de ética, responsabilidade política e formação cívica do cidadão, e em conjunto com as organizações da sociedade civil.
Pois a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (a OCDE) está realizando a primeira Conferência Latino-Americana sobre Responsabilidade Corporativa na Promoção da Integridade e no Combate à Corrupção. Trata-se de uma parceria com a Controladoria-Geral da União, a CGU e o Instituto Ethos, e os debates acontecem no Centro Fecomércio de Eventos, em São Paulo.
O tema da corrupção nas transações comerciais tem atraído cada vez mais a atenção de governos, organismos multilaterais, organizações do setor privado e a sociedade, tanto é que em São Paulo estão presentes representantes de 27 países.
Dentre os temas dos painéis, estão “Os riscos da corrupção para o setor privado”, “Cooperação para debater um problema transnacional”, “Custos e benefícios de programa anti corrupção”, e “Detecção de atos de suborno”, dentre outros.
O objetivo é reunir uma ampla gama de representantes dos vários setores envolvidos e assim contribuir para o aprimoramento da legislação dos países latinoamericanos referente à responsabilização das empresas por atos de corrupção.
Vale lembrar que acaba de ser incluído um 10º Princípio ao Pacto Global das Nações Unidas: “As empresas devem combater a corrupção em todas as suas formas, inclusive extorsão e propina”.
Este é o primeiro grande evento a tratar do tema na América Latina. Confiram no www.cgu.gov.br a programação completa da Conferência e outras informações. Para quem ainda quiser participar, as inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo próprio site da CGU.