Nosso Brasil é mais que a Avenida de mesmo nome!
Nosso Brasil é mais que a Avenida de mesmo nome!
Em pleno trabalho do Supremo Tribunal Federal com o julgamento da Ação Penal 470 – o processo do mensalão – vamos hoje falar um pouco sobre a imagem que tempos de nós mesmos, enquanto cidadãos.
Sucesso de audiência nacional, a novela Avenida Brasil vem nos mostrando todas as noites uma face da condição humana que poucos preferem encarar: a capacidade de vingança e de traição que só o ser humano possui; além do chamado “jeitinho brasileiro”, o “se dar bem” a qualquer custo. Entre idas e vindas de personagens vingativos, espertos, que traem e são traídos, que apregoam a lei de talião aos quatro cantos, Avenida Brasil opta pela tese de que o brasileiro gosta é de uma grande sacanagem, que admira mesmo é aqueles sem caráter, como se esta fosse a nossa grande condenação moral; fatal, imutável e absoluta.
Gostaríamos aqui de chamar a atenção para o atual momento político, em que dezenas de pessoas estão sendo julgadas sob a acusação de apropriação de dinheiro e recursos públicos. Seus advogados, como é de se esperar, alegam inocência ou pelo menos qualificam os delitos de seus clientes como crimes menores, caixa 2 e que-tais. Enquanto isso, uma máquina poderosa de entretenimento nos passa a mensagem de que somos assim mesmo, um povo sem cultura política, sem moral definida, sem responsabilidade ou respeito por leis e pelos outros cidadãos. Como, então, culpar ou condenar alguém se este é o traço cultural do brasileiro? Afinal de contas, sabe como é; a carne é fraca, não se joga pedra em telhado de vizinho, macaco que tem rabo de palha não toca fogo no rabo do outro e por aí vai!
Quando isso é na verdade um lesa-pátria, um desserviço descomunal que o entretenimento presta à educação. Tenhamos ou não coragem de encarar estes fatos! Somos muito maiores e melhores do que nos mostra o entretenimento. Somos mais de dois milhões que lutamos com sucesso pela aprovação da Lei da Ficha Limpa, que eleição após eleição só fazemos aumentar a fiscalização sobre candidatos e eleitos, e que transformamos a saga de Tropa de Elite no maior sucesso do entretenimento até hoje. Somos isso tudo e muito mais e essa é uma mensagem que também deveria ser levada aos cidadãos.
E por falar no processo, o movimento NasRuas está convocando os cidadãos em São Paulo para a Segunda Vigília do Mensalão. A manifestação terá início às 18:00h em frente ao MASP, e os participantes escreverão, com velas acesas, diversas mensagens na calçada contra a participação do ministro Toffoli no processo e pela celeridade e justiça no julgamento.
Vamos assistir Avenida Brasil com olhos mais críticos e, acima de tudo, participar!