No segundo turno, como escolher um prefeito
Mais uma vez vamos às urnas e decidir aquele que nos representará na Prefeitura por quatro anos. No próximo domingo, acontece, em 30 cidades do Brasil o segundo turno para as eleições para prefeito. Mais do que nunca precisamos estar atentos a nossos candidatos, pois a escolha implica em quatro longos anos de administração pública.
Aqui na Voz do Cidadão recebemos esta semana uma lista com 25 dicas para escolher corretamente um candidato a prefeito no segundo turno. Maurício Piragino, conhecido como Xixo, diretor da Escola de Governo de São Paulo e coordenador do grupo de trabalho de Democracia Participativa do Movimento Nossa São Paulo, nos enviou o material que consideramos um ótimo instrumento para o exercício da cidadania.
Algumas das dicas são bem simples, mas nos ajudam a refletir sobre o caráter e intenção dos candidatos, avaliando suas ações passadas e propostas futuras. Por exemplo, o candidato de sua escolha deve, acima de tudo, atuar por justiça e estar atento para uma melhor distribuição das oportunidades pela cidade (ou seja, como ele diz: “agindo mais para quem precisa mais e menos para quem precisa menos”). Além disso, é preciso observar se o candidato facilita e respeita o controle social da sociedade civil organizada, se procurar apoiar ações ambientalmente responsáveis, se incentiva a transparência na gestão dos recursos públicos e, mais que tudo, se defende a coisa publica (a res publica – república).
A lista estabelece ainda alguns critérios para avaliar também o perfil negativo do candidato como, por exemplo, se ele obedece a interesses de classe e de grupos específicos ou a interesses locais e de manutenção de privilégios, principalmente para grupos empresarias concessionparios e permissionários. Pois, na verdade, o prefeito deve estar atento sim para problemas de setores específicos da sociedade mas jamais pode se esquecer do todo do município. E esse tipo de conduta não ajuda nenhuma cidade a ser justa e ambientalmente desenvolvida. Como bem diz Mauricio, o candidato que atender todos estes critérios será um Estadista de um novo tempo, de um novo Brasil, pleno de cidadania.
Ficamos por aqui com a certeza de que o nosso voto no segundo turno será um voto consciente, principalmente com a ajuda dessas dicas, enviadas pelo Xixo, diretor da Escola de Governo e um dos coordenadores do movimento Nossa São Paulo, entidades muito atuantes na causa da cidadania e que procuram o desenvolvimento de administrações públicas idôneas e bem estruturadas. Se você quiser mais informações sobre a Escola de Governo, acesse o www.escoladegoverno.org.br. Já para saber mais sobre o Movimento Nossa São Paulo, clique www.nossasaopaulo.org.br.
A lista completa das dicas feitos pelo Xixo para uma boa escolha de candidato para o segundo turno das eleições municipais da sua cidade você encontra aqui na Voz do Cidadão!