Movimento Voto Consciente lança relatório sobre vereadores paulistanos
Movimento Voto Consciente lança relatório sobre vereadores paulistanos
Quando falamos sobre controle social, procuramos incentivar os cidadãos eleitores – e pagadores de impostos que sustentam os governos – a fiscalizar e a cobrar dos seus representantes e dos gestores públicos o correto uso do dinheiro público.
Mas como fazer essa fiscalização? Quais são os critérios que devemos usar para conhecer melhor o desempenho dos políticos?
Um bom exemplo vamos ter hoje na capital paulista, a partir das 16 horas, com o lançamento do Relatório de Desempenho dos Vereadores de São Paulo. O trabalho é realizado pelo movimento Voto Consciente e já virou modelo para esforços da cidadania organizada em outros municípios.
O documento foi desenvolvido com o apoio da equipe de voluntários do movimento, entre os quais profissionais de Comunicação, Ciências Sociais e Direito, além estudantes universitários da cidade. Além do levantamento dos dados e das atividades desenvolvidas pelos vereadores, o relatório também divulga entrevistas com os parlamentares sobre seus próprios mandatos.
Para este trabalho, o Voto Consciente utiliza como fonte de informação documentos fornecidos pela Câmara de Vereadores, matérias da imprensa escrita e digital, site da Câmara e os dados colhidos pelos próprios voluntários do movimento. São aplicados diversos pesos para cada item para dar mais ênfase aos critérios mais importantes para a cidadania.
Por exemplo, para este ano, o Voto Consciente adianta que houve uma significativa alteração num dos itens, o de presença nas sessões das comissões da Câmara. Segundo Sonia Barboza, uma das coordenadoras do movimento, do último relatório para este, a presença dos parlamentares aumentou em cerca de 50%. Para ela, a maior cobertura dos meios de comunicação sobre temas como controle social e transparência – e eventos importantes como a aprovação da Lei da Ficha Limpa e do julgamento do mensalão – foram fatores que ajudaram a pressionar os políticos a mudarem a sua conduta. Sem falar na atuação mais firme das organizações da sociedade civil dedicadas ao tema.
Para quem estiver em São Paulo, a dica de hoje é participar do lançamento do Relatório de Desempenho dos Vereadores de São Paulo, a partir das 16 horas, no Salão Nobre da Câmara. Mas os cidadãos de todo o país também poderão acompanhar a transmissão ao vivo que será feita no portal da Câmara, no endereço eletrônico www.camara.sp.gov.br, na seção “auditórios on line”, com link direto aqui no portal da Voz do Cidadão.
E você aí na sua cidade? Você sabe como agem e como pensam os vereadores? Procure saber!