Marcha das Margaridas acontece hoje e amanhã em Brasília
Marcha das Margaridas acontece hoje e amanhã em Brasília
Acontece hoje e amanhã, 16 e 17 de agosto, em Brasília, um evento duplamente importante para a cidadania: a Marcha das Margaridas. Primeiramente, porque se trata da maior manifestação já organizada pela sociedade civil pelos direitos das mulheres trabalhadoras rurais, versão brasileira de uma campanha mundial realizada em mais de 160 países desde o ano 2000.
O evento acontece a cada quatro anos sempre no mês de agosto, em memória ao assassinato da trabalhadora rural e líder sindical Margarida Alves morta com um tiro no rosto no dia 12 de agosto de 1983 na Paraíba, região nordeste do país.
Este ano, já em sua quarta edição nacional, a Marcha reunirá cerca de 100 mil mulheres de diversas regiões do país na luta por melhores condições de vida e trabalho no campo e contra todas as formas de discriminação e violência.
Basicamente, hoje o dia é de chegada dos vários grupos. Amanhã, a partir das 9 da manhã, as cidadãs realizarão uma manifestação em frente ao Congresso Nacional. Segundo as entidades organizadoras, a presidente Dilma confirmou encontro após a manifestação.
Mas para além dos direitos e deveres das mulheres, esta 4ª edição da Marcha das Margaridas terá uma importância especial para a cidadania. Durante o evento, as entidades que apóiam o MCCE, o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral responsável pela aprovação da Lei Ficha Limpa, farão uma grande coleta de assinaturas em apoio a mais um projeto de lei de iniciativa popular.
Desta vez, o MCCE em parceria com a Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma do Sistema Político, quer que se faça uma ampla reforma no sistema político-eleitoral brasileiro que, como todos já sabemos, já não supre mais as necessidades dos cidadãos. Principalmente no que se refere à ética, decoro e transparência no trato com a coisa pública.
Assim como aconteceu com a Ficha Limpa, os movimentos da sociedade civil precisam de um milhão e trezentas mil assinaturas para conseguir levar ao Congresso o projeto de lei. Este caminho está apenas começando.
Veja aqui na Voz do Cidadão mais detalhes sobre a programação da Marcha das Margaridas e sobre o projeto de lei que as entidades da sociedade querem aprovar. Vamos assinar e participar!