Luta pelo controle social dos gastos públicos continua
Tivemos notícia pelos principais jornais do país de que a luta pelo controle social dos gastos públicos está cada vez mais forte. Criada em setembro de 2005, a ong Contas Abertas tem como missão exatamente o controle dos orçamentos públicos e da sua correta aplicação. Por exemplo, foi da Contas Abertas a descoberta de que, de janeiro até 29 de dezembro de 2005, as despesas com festas e publicidade de ações oficiais do governo Lula chegaram a R$ 8,6 milhões, num levantamento foi feito com dados do próprio Sistema Integrado de Administração Financeira, o Siafi.
Como dissemos em algumas de nossas conversas passadas, a cada dia estão sendo criadas novas ferramentas para que os cidadãos possam efetivamente fiscalizar e cobrar eficiência e lisura no trato com o dinheiro público.
Para quem quiser conhecer o Contas Abertas, temos aqui na nossa Agenda da Cidadania um link direto para o site, que é o contasabertas.uol.com.br. Lá inclusive, você pode ter acesso a relatórios detalhados dos gastos da União, seja por órgãos dos três poderes, ou até por programa específico, como o Primeiro Emprego.
Conheça e participe!