Levantamento da CGU mostra que um servidor é afastado por dia

Muito se tem falado sobre os casos de corrupção envolvendo parlamentares, no poder legislativo, prefeitos e assessores de alto nível, no poder executivo, e mesmo magistrados, no poder judiciário. Mas pouco prestamos atenção naqueles que fazem a máquina pública andar: os servidores públicos. Felizmente, os órgãos de controle estão atentos a esse grupo de trabalhadores e os casos de irregularidades protagonizados por eles.



Ao longo dos nossos comentários temos sempre enfatizado a importância das instituições de controle do poder público, principalmente os tribunais de contas, o Ministério Público, a Advocacia-Geral da União e a Controladoria-Geral da União.



De acordo com o mais recente levantamento da Controladoria-Geral da União, a CGU – referente aos seis primeiros meses do ano – até junho nada menos que 252 servidores públicos federais foram demitidos ou destituídos de seus cargos por irregularidades. A média é alta; praticamente um funcionário por dia é punido por algum tipo de corrupção. Ano passado, essa média já havia sido bem alta, com 429 punidos, atrás apenas do recorde histórico de 2007, com 437.



Dentro do governo federal, a campeã de punições é a Previdência Social, que responde por quase 25% dos casos, num trabalho em conjunto da Advocacia-Geral da União e a CGU.



Por estados, o Rio de Janeiro é o campeão (265 punições), seguido de Distrito Federal (230) e São Paulo (132).



Para Luiz Navarro, Secretário Executivo da CGU “esse resultado mostra como está havendo empenho da parte deles em relação ao combate às fraudes no setor”. De fato, as instituições de fiscalização e controle estão se organizando mais e cada ano e agora passam a buscar aliados para suas ações também fora do poder público.



A própria CGU começou recentemente a estabelecer algumas parcerias com entidades da sociedade civil especializadas no controle social de governos e orçamentos públicos, como o Instituto de Fiscalização e Controle-IFC (DF) e o Instituto de Direito e Cidadania-IDC (BA). A CGU vem atuando na capacitação de membros e no apoio a eventos de conscientização dos cidadãos sobre os temas da promoção da transparência e da fiscalização do dinheiro público federal.



Aqui na Voz do Cidadão vocês podem baixar a íntegra do relatório mais recente da CGU sobre punições a servidores públicos estatutários, no âmbito da administração pública federal. Veja como anda a luta contra a impunidade no seu Estado.

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.