Informações sobre vereadores agora estão no projeto Excelências da Transparência Brasil
A Câmara Municipal do Rio de Janeiro é a 31ª Casa legislativa a integrar o Excelências , projeto da Transparência Brasil que já comentamos aqui e que reúne informações sobre parlamentares brasileiros.
Além da Câmara do Rio de Janeiro, outras três também integram o sistema: São Paulo e Belo Horizonte, fora a Câmara Legislativa do Distrito Federal. Num ano em que grande parte dos vereadores buscará reeleição, é importante que o cidadão eleitor conheça melhor aqueles que estão pedindo seu voto.
Além de informações referentes à vida política de cada vereador, o projeto traz dados sobre ocorrências na Justiça e/ou punições nos Tribunais de Contas, perfil de seu financiamento eleitoral (quem efetivamente está dando dinheiro para a campanha daquele político), citações em matérias jornalísticas sobre corrupção, e afinidade com grupos de interesse (religiosos, sindicalistas, concessionários de radiodifusão, ruralistas e outros).
Com o próprio site da Transparência Brasil enfatiza, a Câmara do Rio publica na Internet informações a respeito de presença nas sessões plenárias, mas não divulga a sua assiduidade nas reuniões de comissões temáticas, e muito menos presta conta do uso do dinheiro público, como as famosas “cotas de gasolina” que são distribuídas aos vereadores. Também não há informações sobre as viagens dos políticos nem sobre outros aspectos de sua atividade, como a quantidade de assessores contratados para cada gabinete, quanto recebem, onde estão lotados, o que fazem, e assim por diante.
Com o link do projeto Excelência contemplando agora também os vereadores, a cidadania ganha muito mais em termos de transparência e facilidade para que os cidadãos possam realizar um acompanhamento de toda a vida pública dos políticos.
Segundo a Transparência Brasil, só orçamento para 2008 da Câmara Municipal do Rio de Janeiro é de R$ 298 milhões. Dividindo-se esse número pela quantidade de vereadores, atinge-se o valor de R$ 5,9 milhões. Isso é o que cada mandato de vereador custa aos cofres municipais. Para se ter uma idéia, essa quantia é maior que o custo do mandato de deputado em 20 das 26 Assembléias Legislativas estaduais brasileiras.
Para você aí em casa poder pesquisar sobre os políticos, comparar idéias e conduta, aqui na Voz do Cidadão temos um link direto para o projeto Excelências da Transparência Brasil, que fica no www.excelencias.org.br. Acompanhe!
Dia Mundial da Água: é preciso economizar sempre
Ontem, sábado, foi comemorado o Dia Mundial da Água, criado em 1993 pela Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas- ONU. Como já dissemos aqui algumas vezes, a questão do meio ambiente e dos recursos naturais, entre elas a água potável, é um dos pilares da cidadania planetária.
Para quem não sabe, apesar de nosso planeta ser constituído por dois terços de água, somente 0,03% deste total é potável, o que significa que, se não existir um maior grau de conscientização e mobilização dos cidadãos, graves problemas podem acontecer em bem pouco tempo. Para se ter uma idéia, nas grandes cidades, o consumo diário per capita pode chegar a 500 litros.
Existem algumas medidas úteis para que os cidadãos também façam a sua parte na economia de água que já tem caráter obrigatório para todos os cidadãos conscientes. Alguns exemplos:
Na cozinha – A primeira dica para quem quer economizar é encher uma bacia ou a própria cuba da pia com água e deixar a louça de molho por alguns instantes, para ajudar a soltar um pouco a sujeira e molhar a bucha que ensaboará as peças. Lembre-se de abrir a torneira apenas para enxaguar as louças.
Na área de serviço – Assim como deve ser feito com as louças, deixar as roupas de molho antes da lavagem retira um pouco a sujeira e facilita o trabalho. Além disso, a água do molho pode ser usada para esfregar as peças. A abertura da torneira deve ser feita apenas no enxágüe.
No quintal – Quem gosta de plantas deve redobrar os cuidados para economizar água! Em primeiro lugar, prefira as espécies que necessitam de pouca água, como as bromélias, pinheiros e violetas. Evite ainda molhá-las em excesso ou em momentos muito quentes do dia, o que fará com que a água seja absorvida sem chegar à raiz. Lembre-se ainda de regar a base das plantas, e não as folhas.
No banheiro – Tome banhos curtos e evite o uso de banheiras, que são grandes vilãs do desperdício, e feche a torneira enquanto se ensaboa, escova os dentes ou se barbeia.
Aqui na Voz do Cidadão preparamos um link para a lista completa com as sugestões para economia de água, feitas pelo site InfoMoney. Ler e praticar essas dicas no dia-a-dia é dever de todo cidadão.