Hallelujah Chorus e a cidadania
Hallelujah Chorus e a cidadania
Hoje vamos convidar a todos para assistir uma bela e tocante mensagem de Boas Festas que está circulando pela internet e que já alcançou perto de 30 milhões de acessos.
Trata-se de uma mensagem de fim de ano de uma empresa canadense de fotografia, a Alphabet Photography, que organizou uma espécie de recital relâmpago de um coro de música clássica bem no meio da praça de alimentação de um shopping center. Os cantores do Niagara Chorus fingem ser simples consumidores e, num certo momento, levantam-se um a um e começam a cantar a “Hallelujah”, que é parte final do oratório “Messias” do compositor clássico alemão Handel.
Evidentemente, a beleza dessa intervenção num espaço público, por iniciativa de um coro de dezenas de vozes, causa grande surpresa e deleite a todos ali presentes.
Vale lembrar que os shoppings centers vêm de uma tradição de galerias, passagens e grandes magazines que surgem em meados do século dezenove nas maiores cidades européias como forma de proteger do mau tempo a atividade das compras das classes emergentes. É daí que aparecem algum tempo mais tarde os próprios shopping centers.
Para finalizar, é importante observar que o próprio Handel foi surpreendido por seu criado chorando ao compor sua “Hallelujah”, pois via na catedral a própria face de Deus. Como os shopping centers são considerados as modernas catedrais do consumo, essa bela intervenção do coro canadense nos traz um alento de esperança de que mesmo numa situação de consumo o ser humano pode transcender e proporcionar aos outros a fruição de experiências tão espirituais como é essa música de Handel.
Afinal, mensagens de Natal, para além de votos podem ser verdadeiros happenings e intervenções concretas dos cidadãos nos espaços públicos que a todos nós pertence.
Vale a pena vocês acessarem o link na internet e assistirem. E recebam aqui da Voz do Cidadão os votos de um Feliz Natal!