Evento – 2º Fórum Federalista Nacional, em Curitiba, de 29 a 31 de maio próximo. Não perca!
Do site do Instituto Federalista www.if.org.br
ESCRITOR JORGE MARANHÃO FARÁ A PALESTRA DE ENCERRAMENTO DO 2º FORUM FEDERALISTA NACIONAL
Jorge Maranhão dará a honra ao Instituto Federalista de realizar a palestra de encerramento do 2º Forum Federalista Nacional.
O escritor caracteriza-se por ser muito ativo. É jornalista, consultor e empreendedor social. Mestre em filosofia pela UFRJ, tem se dedicado às áreas da cultura, política, arte e comunicação. Fundador da Propaganda Professa, tem prestado consultoria na área de comunicação institucional e cidadania corporativa para empresas nacionais e estrangeiras desde 1981.É autor de dois livros de ficção, além de ensaios como “A Arte da Publicidade”, de 1978, e de “Mídia e Cidadania”, de 1983. Em 2003, lançou “A Voz do Cidadão, o livro de mútua-ajuda da cidadania”e, em 2006,“Cultura de Cidadania, para construir um novo país”.
Em 2018, “Destorcer o Brasil: de sua cultura de torções, contorções e distorções barroquistas”.
Tem colaborado com artigos de opinião para os principais jornais do país desde 1988, como O Globo, Jornal de Brasília, O Estado de São Paulo, revista Época e Valor Econômico. Atualmente é colunista fixo do Diário do Comércio de São Paulo e do Congresso em Foco de Brasília.Dirige o Instituto de Cultura de Cidadania A Voz do Cidadão e edita o site www.avozdocidadao.com.br tendo produzido e apresentado por 10 anos os boletins da Voz do Cidadão nas rádios Globo e CBN.Fundador do Instituto Millenium em 2005.
É líder Avina desde 2003. E líder cívico RAPS desde 2016.
No seu último livro, cujo título é Destorcer o Brasil: De Sua Cultura de Torções, Contorções e Distorções Barroquistas (Ibis Libris) trata da grande reviravolta política que ocorreu nos últimos anos. O brasileiro deixou de ser um eleitorado que beira a omissão para uma total polarização ideológica.
O autor defende a tese de que o Brasil chegou a um estágio que não anseia apenas por mudanças políticas, mas sim, por alterações em todo o complexo cultural, inclusive no comportamento social da própria cidadania, desde as manifestações de 2013. Jorge acredita que essa nova maneira de pensar e se posicionar vem surpreendendo até mesmo os analistas políticos, defendendo a hipótese de que para compreender o que está por vir a partir de 2019, há a necessidade de se refletir mais profundamente sobre toda a cultura brasileira, debate que deverá ocorrer, para além das redes sociais, nos espaços mais analíticos das mídias tradicionais.O autor sustenta que a mentalidade barroquista, sem os limites estabelecidos pela Renascença e pelo Iluminismo, acabou por “vazar” para a cultura brasileira, como um todo. Por isso crê que os fatos socio-políticos recentes são apenas as manifestações de uma causa muito mais profunda.
O barrquismo que nos caracterizou até agora atingiu os seus limites, por isso é de se esperar que a nação brasileira se torne mais racional, alterando completamente as suas relações sociais e políticas. Está ocorrendo uma mudança de paradigma.
Quem ler o interessante livro de Jorge Maranhão adquirirá uma visão diferenciada da nossa realidade presente.
Este livro poderá ser adquirido no 2º Forum Fedealista Nacional e será autografado pelo autor.
E o evento será transmitido ao vivo pelas várias redes sociais.