Encontro do Open Government Partnership em Brasília
Encontro do Open Government Partnership em Brasília
Hoje e amanhã está sendo realizado em Brasília um grande evento internacional voltado para uma das conquistas mais recentes da cidadania: a parceria por um governo aberto, ou, em inglês, Open Government Partnership – OGP.
Já falamos aqui sobre esta iniciativa ano passado, quando o governo dos Estados Unidos convidou o brasileiro para co-liderar uma ampla frente internacional para a promoção da transparência do poder público. E, agora, é realizado em Brasília o encontro anual do grupo.
Para se ter uma idéia da importância do evento, organizado no Brasil pela Controladoria-Geral da União, estão participando a própria presidente brasileira, Dilma Roussef, a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, o presidente da Tanzânia, Jakaya Kikwete, o primeiro-ministro da Geórgia, Nika Gilauri, e mais de 400 representantes de governos, mídia e entidades da sociedade civil de outros países, como México, Chile, Colômbia, Peru, Inglaterra, Espanha, Itália, Países Baixos, Israel, Jordânia, Armênia, Estônia, Letônia, Tanzânia, Quênia, Filipinas, Mongólia e Romênia.
Como se pode observar pela grande variedade de países participantes, o tema do governo transparente aos poucos começa a se tornar uma prioridade da cidadania em nível internacional. Não é à toa que neste encontro foi apresentada a adesão de nada menos que 42 novos países à idéia do OGP.
Vale citar a participação do presidente da Georgia, Nika Gilauri. Ao apresentar índices impressionantes de recuperação econômica e social de seu país, o sr. Gilauri afirmou com segurança: “O segredo para o sucesso da Geórgia está na governança aberta. O governo aberto pode trazer uma verdadeira mudança no mundo”.
Amanhã, 18 de abril, acontecerão os debates juntos às organizações da sociedade civil. O Brasil estará representado pelo Inesc, um dos idealizadores da Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma Política, e único brasileiro integrante do comitê diretor da iniciativa. À tarde, representantes das entidades Artigo 19, Amarribo e outras 30 organizações da sociedade civil brasileira se reunirão em evento paralelo para discutir a questão da transparência e estabelecer uma agenda de participação e monitoramento com o governo.
No site oficial do evento, o www.opengovpartnership.org, ou na página do Inesc, o www.inesc.org.br, vocês têm informações atualizadas sobre os debates e palestras realizadas. Acessem e participem das discussões!