Democracia virtual e os manifestos contra o sistema financeiro global no dia 15 de outubro
Democracia virtual e os manifestos contra o sistema financeiro global no dia 15 de outubro
Ainda no ritmo das manifestações contra a corrupção realizadas ontem em dezenas cidades do país, não podíamos deixar de falar hoje do grande evento de cidadania planetária que vai acontecer no próximo sábado, dia 15 de outubro.
Nesse dia, quase mil cidades em todo o mundo farão o que estão chamando de “Dia Global de Ação”, que tem o tema “Unidos por uma Mudança Global” e que quer chamar a atenção da mídia e dos cidadãos comuns para a contribuição de governos e do sistema econômico internacional na atual crise financeira mundial. O movimento surgiu na Europa, depois dos manifestos em Portugal e na Espanha contra as medidas dos governos em face à crise. E ganhou visibilidade internacional com os protestos na Grécia e ao chegar a Nova York, com o movimento “Occupy Wall Street”, “Ocupem Wall Street” em português.
O que gostaríamos de chamar a atenção diante dessa cadeia de eventos é o papel cada vez mais influente que as novas mídias, principalmente a internet, estão ganhando para a formação de uma nova legião de cidadãos. São pessoas de todas as idades que se informam e se manifestam de maneira cada vez mais rápida e aguda através das redes sociais. O próprio site do evento nova-iorquino, o “occupywallst.org” afirma com todas as letras que seu modus operandi segue o das recentes manifestações na famosa “Primavera Árabe” .
E, assim como os eventos contra a corrupção por aqui, o movimento se declara apartidário, e não ligado a qualquer organização ou sindicato. Nos Estados Unidos, as manifestações não param em Nova York desde o dia 17 de setembro. Na última contagem oficial do site “15october.net”, ligado ao movimento americano, 719 cidades em nada menos que 71 países já confirmaram manifestações. Inclusive aqui no Brasil, nas cidades de Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Campinas, Curitiba, Salvador, Maceió, Olinda e dezenas de outras. Curiosamente, São Paulo, centro financeiro do Brasil, não confirmou nenhum evento.
Vale a pena acompanhar. Pode estar surgindo um novo tipo de democracia virtual, criada por cidadãos tão preocupados com as questões locais quanto com os temas da cidadania planetária. E que pode resultar numa democracia mais direta e participativa, temas que inclusive estão nos itens da Reforma Política que diversas entidades da sociedade estão propondo aqui no Brasil.
Aqui na Voz do Cidadão, você acompanha as manifestações, através de links para os principais sites ligados a esse movimento global, inclusive o brasileiro democraciarealbrasil.org.br. Participem deste marco da cidadania planetária!