Chico Whitaker lança livro alertando para a questão nuclear no Brasil
Chico Whitaker lança livro alertando para a questão nuclear no Brasil
Em nosso comentário de hoje vamos falar sobre uma questão que deve ser debatida com urgência no Brasil: o aproveitamento ou não de energia nuclear em nosso “mix” energético. Esse é o tema mais que oportuno do livro “Por um Brasil Livre de usinas nucleares – Porque e como resistir ao lobby nuclear” que o ativista social e um dos fundadores do MCCE, Chico Whitaker, vai lançar na próxima segunda-feira, dia 16 de abril.
O debate está garantido. Desde o desastre acontecido na usina de Fukushima no Japão, há pouco mais de um ano, o tema tem servido a manifestações calorosas em todo o mundo. E as decisões dos governos têm sido das mais variadas.
Por exemplo, logo em seguida ao vazamento no Japão, a Alemanha fechou 8 de suas 17 usinas, com o compromisso de banir completamente este tipo de energia até 2022. No Japão, assustado com as proporções do desastre, os planos para expansão do número de usinas foi abandonado e as que estão paradas para manutenção não devem voltar mais a ser usadas.
Já em outros países o debate público é mais brando, mas aponta na direção da não utilização ampla da energia nuclear. A Itália – que já havia abandonado o sistema na época do desastre de 1986 em Chernobyl, na então União Soviética – ratificou a decisão em um referendo ano passado. Já a Suíça desistiu de realizar um plebiscito e anunciou recentemente um plano para redução gradual de suas usinas, assim como a Bélgica.
Em outros países a discussão anda indefinida. Apesar do vazamento detectado em uma de suas usinas nucleares na semana passada, a França não tem planos de redução. Na verdade, acaba de fazer acordo com o Reino Unido para fornecer energia elétrica gerada a partir da matriz nuclear. Os Estados Unidos, a China, a Rússia e Índia não alteraram seus planos em relação à energia nuclear.
Já o Brasil é um caso à parte, segundo Chico Whitaker, principalmente pela grande diversidade e potencialidade de sua matriz energética. Segundo Chico, o total da energia elétrica produzida a partir das usinas em Angra dos Reis (2% da energia consumida no país) poderia ser facilmente substituído por outras matrizes, como a eólica e a solar.
O livro de Chico Whitaker será lançado durante o debate “Esclarecimento e Diálogo Sobre Usinas Nucleares no Brasil” , no dia 16, segunda que vem, a partir 19 h, na Câmara Municipal de São Paulo – Sala Sergio Vieira de Melo, em uma iniciativa da Coalizão por um Brasil Livre de Usinas Nucleares. Para quem está em São Paulo, vale a pena participar e saber mais sobre um assunto fundamental para o futuro energético do país! Ou então vocês podem acompanhar a página da Coalizão nas redes sociais.