Campanha “Quanto custa o Brasil pra você?”

Hoje vamos falar de uma iniciativa de cidadania atuante sobre um dos temas mais urgentes no país: a reforma tributária.

Como já sabemos faz tempo, a “malha” de tributos, impostos e taxas no Brasil é caótica. Não só temos impostos dos mais caros do mundo como temos inúmeros casos de bitributação e até mais. Infelizmente, para o cidadão comum essa situação não se apresenta em toda a sua gravidade, pois os tributos ficam embutidos nos preços ao consumidor e não aparecem.

Pois agora temos um reforço de peso na luta por uma maior transparência na carga tributária brasileira, com a nova campanha “Quanto custa o Brasil pra você?”, divulgada por quem entende bem do assunto, o sindicato dos procuradores da Fazenda Nacional.

A campanha está toda na internet, no portal quantocustaobrasil.com.br. Nele, os internautas têm informações detalhadas sobre o peso tributário em cada produto ou serviço consumido no Brasil, desde a cesta básica até os mais supérfluos.

Vamos chamar aqui a atenção para uma ferramenta de conscientização bem didática que está no site, o “Jogo da Formiga”. De forma bem lúdica, cada cidadão é convidado a ajudar a personagem “Dona Formiga” a fazer suas compras de mês. Enquanto se escolhe os produtos de uma lista, podemos ver o quanto o poder público toma dos cidadãos em forma de impostos. Depois que se percebe o quanto é dolorida a “mordida” fiscal, o cidadão é confrontado com três opções: “deixar tudo como está”, “comprar produtos piratas” e “agir para mudar”.

Obviamente a resposta correta para os cidadãos conscientes e atuantes é “agir para mudar”, mas como fazer? O próprio jogo convida para uma das alternativas possíveis, que é participar de um “Abaixo-assinado pela Reforma Tributária”, que quer prioridade nas votações no Congresso para projetos ligados ao tema.

Num país em que a carga tributária já chegou a 35% do PIB, participar é prioridade de todos. Conheça o site “Quanto custa o Brasil pra você?” e convide seus amigos e contatos para assinar o manifesto!

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.