Exemplo de controle social: o Plano de Segurança de Ipanema
Agora vamos falar de um modelo exemplar de controle social do espaço urbano: o projeto do Plano de Segurança de Ipanema, no Rio de Janeiro.
O Plano de Segurança de Ipanema nasceu da experiência bem sucedida de uma ong, o Movimento Basta, na organização de um outro bairro do Rio, a tradicional Santa Teresa. A entidade conseguiu mobilizar voluntariamente cidadãos moradores interessados na transformação de sua região, que antes não tinha o devido respaldo do poder público, principalmente no quesito segurança pública.
Em um ano, o movimento conseguiu também mobilizar diversos setores públicos, como a polícia e o departamento de obras. Foi criado um comitê gestor amplo, com a participação, além do Movimento Basta, de representantes das polícias civil e militar, Prefeitura (Administração Regional), associação de moradores, associação de moradores das comunidades populares, empresários (através da Rede Empresarial de Santa Teresa – REST), e outras ongs do bairro.
Através de reuniões regulares, moradores, a entidade e o poder público foram definindo problemas a serem atacados e metas de trabalho. O resultado vem transformando o bairro numa região novamente acolhedora e tranqüila para seus habitantes, que agora contam com iluminação pública de qualidade, melhor trabalho da polícia e uma perspectiva duradoura de tranqüilidade.
Agora é a vez de Ipanema e o Movimento Basta realizou hoje pela manhã uma campanha de divulgação do Plano de Segurança do bairro e de conscientização de seus moradores da importância de, juntos, enfrentarem uma questão pública que é grave também em muitas outras cidades do Brasil. Para isso, o Projeto de Segurança de Ipanema está agindo em três frentes principais: o chamado ordenamento urbano (que são as questões envolvendo camelôs, mendigos, crianças na rua, segurança pública, etc); as obras do PAC no Cantagalo, com acompanhamento e fiscalização da sociedade; e a divulgação do próprio Plano.
A versão de Ipanema já conta inclusive com uma página na internet, onde se pode estar atualizado permanentemente sobre as ações a serem feitas e as decisões tomadas, além de convocações para novos eventos. Lá ficamos sabendo, inclusive que o IFC – Instituto de Fiscalização e Controle, vai ajudar a controlar os gastos do PAC nos morros do Cantagalo e Pavãozinho, que ficam na região de Ipanema.
Aqui na Voz do Cidadão preparamos um link especial para a página do Plano de Segurança de Ipanema, o www.psipanema.blogspot.com. Também temos um link para o Movimento Basta, nosso parceiro há muito tempo, que é o www.movimentobasta.com.br.
Convidamos a todos para visitar estes sites e conhecer um pouco dos esforços de controle social que felizmente têm surgido – e dado certo – também em muitos outros pontos do Brasil. Participem!