A partir de agora, pão francês somente poderá ser vendido por peso
Uma portaria do Inmetro, publicada no Diário Oficial da União, determina que a partir desta última sexta-feira passada todas as padarias e supermercados no país passem a vender o tradicional pão francês por quilo, e não mais por unidade.
A portaria teve o objetivo de desestimular a prática que algumas padarias adotavam para enganar consumidores: a diminuição do peso do produto, enquanto se cobrava o mesmo preço pela unidade.
Atenção cidadãos consumidores! A medida vale para todo o país, e em vários estados o Instituto de Pesos e Medidas (IPEM) avisou que as fiscalizações já começaram. E os empresários do setor devem também ficar alertas, pois a multa pode variar de R$ 100 a R$ 50 mil. Com certeza será um custo maior do que adaptar o seu negócio com a balança apropriada para a pesagem.
Um detalhe importante e que vai ajudar os cidadãos consumidores a fiscalizar o cumprimento da determinação do Inmetro: a indicação do preço a pagar pelo quilograma do pão francês deverá ser grafada com dígitos de dimensão mínima de 5 centímetros de altura e afixada próxima ao balcão de venda e em local de fácil visualização pelo consumidor.
Aqui na Voz do Cidadão vocês têm um link direto para o site do Inmetro (www.inmetro.gov.br) onde vocês têm todas as informações sobre a portaria que passou a valer a partir desta sexta-feira.
Acessem e participem!