Ação Popular inédita ataca nepotismo na cidade de Montalvânia em Minas Gerais
Nosso ouvinte Fabio Oliva, de Januária, nos envia uma mensagem dando conta do esforço que associações civis estão fazendo no combate à corrupção no setor público. Fabio, que é de Januária, em Minas Gerais nos fala de uma pequena cidade no norte do estado, Montalvânia, que acaba de dar uma grande contribuição para a luta da cidadania contra o nepotismo.
Pela primeira vez no Brasil o nepotismo é combatido através de uma ação popular, que é aquela iniciada por um membro da sociedade civil. Até agora o problema só era combatido por meio de ações civis públicas, lideradas por Promotores de Justiça. Uma associação civil de combate à corrupção, a Verdade, Independência e Desenvolvimento da Associação Cochanina (Vidac), entrou na justiça contra o prefeito da cidade, suspeito de colocar na folha de pagamento do município filhos, noras, marido da ex-mulher e até cidadãos com domicílio a mais de 500 quilômetros de distância da cidade.
Para a ação, a Associação Cochanina teve a assessoria de uma outra entidade bastante atuante, a Associação dos Amigos de Januária (a Asajan), numa ação conjunta vem mostrar mais uma vez o empenho de várias entidades em todo o país na luta pelos princípios mais fundamentais da plena cidadania: o controle social dos governos, dos mandatos e dos orçamentos públicos.
Existe até um projeto especial, o Adote Um Município, do IFC – Instituto de Fiscalização e Controle, em parceria com a ong Amarribo, também parceira da Asajan, e que ensina a grupos de cidadãos como fazer para fiscalizar as ações públicas em sua cidade e para combater desvios de verbas, fraudes em licitações. Na prática, o Adote Um Município estimula a criação de pequenas associações civis, formadas por pessoas interessadas em fiscalizar os gastos da prefeitura.
Essas entidades têm um ponto em comum: elas também procuram servir de exemplo para a criação de outras organizações similares, assessorando diretamente os cidadãos interessados através de projetos de controle social.
Aqui na Voz do Cidadão vocês encontram um link direto para o site do Projeto Adote Um Município, o www.adoteummunicipio.org.br, onde vocês têm todas as informações sobre como participar do controle dos gastos da prefeitura de sua cidade.
Acessem e participem!