Semana de Atenção ao Diabético vai até o dia 17 no Rio de Janeiro
Começou agora nesta sexta-feira no Rio de Janeiro – e em vários lugares em todo o mundo – a 1ª Semana de Atenção ao Diabético, uma iniciativa da Aliança de Atenção ao Diabético do Rio de Janeiro que vai até o próximo sábado, dia 17. A Aliança reúne diversas entidades e associações dedicadas à conscientização sobre este grave problema, como a ACD – Associação Carioca de Diabéticos, a FENAD – Federação Nacional de Associações e Entidades de Diabetes, a OMS – Organização Mundial da Saúde, o SBD – Sociedade Brasileira de Diabetes, e o Centro Integrado de Diabetes do Rio de Janeiro, dentre muitas outras.
Para se ter uma idéia, estima-se que hoje existam mais de 250 milhões de diabéticos em todo o mundo. Segundo a OMS a diabetes é a quarta causa de morte na maioria dos países desenvolvidos, com uma morte a cada 10 segundos. No Brasil, são 10 milhões de casos. Um índice assustador e que deverá ainda aumentar 25 por cento na próxima década, se não forem tomadas medidas para conter a doença. Dentre as graves conseqüências da diabetes, estão a cegueira, as amputações de membros inferiores, as doenças renais (que comumente necessitam de hemodiálise), e os infartos do coração e do cérebro. Mas o tratamento existe e pode evitar estas complicações.
Em todo o mundo estão sendo realizados vários eventos de conscientização. Prédios e monumentos importantes receberão uma iluminação especial em azul – cor símbolo oficial da doença – exatamente à meia-noite do dia 14. Em Portugal, serão a Torre dos Clérigos no Porto e o Templo Romano de Évora. Além disso, o Empire State Building de Nova Iorque, o London Eye e a Shell Tower em Londres, a Tokyo Tower no Japão, a Sears Tower em Chicago e a Ópera de Sydney também serão iluminados.
No Rio de Janeiro, haverá um ato público no gabinete do prefeito César Maia a partir das 11 horas manhã, onde a Aliança entregará uma Carta Aberta conclamando o poder público em todas as suas instâncias para adotar medidas que tragam aos cidadãos melhor atendimento e melhores condições de prevenção à doença. À noite, a Arquidiocese do Rio de Janeiro iluminará o Cristo Redentor de azul, demonstrando que outros setores da sociedade civil estão atentos para o problema.
Aqui na voz do Cidadão preparamos um link direto para o site da Semana de Atenção do Diabético, que é o www.semanadediabetes.com.br. Lá vocês têm informações sobre todos os eventos que serão realizados até o dia 17.
A garantia a uma vida de qualidade é uma das cláusulas pétreas de nossa Constituição Federal. Essa é uma luta da cidadania que exige a participação de todos.