Cartilha do Sesi mostra como se prevenir contra a dengue
Embora o número total de casos de dengue tenha diminuído nas cidades brasileiras em comparação com o ano passado, os cidadãos não têm o que comemorar. Em algumas cidades a doença aumentou bastante, como o Rio de Janeiro, onde 15 bairros estão oficialmente enfrentando um surto da doença que já atingiu 8 mil cariocas.
Este cenário fica ainda mais delicado quando temos a notícia de que um novo tipo de vírus está circulando pelo país, de tipo 2, similar ao que causou a epidemia em 2002.
Com isso, é preciso que os cidadãos saibam reconhecer os sintomas da doença o mais rapidamente possível. E também tenham informação sobre o que fazer para evitar que o mosquitos transmissores da doença apareçam em sua rua ou bairro.
Para isso, a Confederação Nacional das Indústrias/CNI, através do Serviço Social da Indústria/SESI, lançou a cartilha Todos Contra a Dengue, que faz parte de uma grande campanha de combate à doença. Através de uma parceria com o Sistema Único de Saúde, as cartilhas estão sendo distribuídas gratuitamente em postos de saúde, farmácias e até supermercados em todo o país. Ao todo, foram impressos mais de 5 milhões de exemplares.
Através de dicas simples, os cidadãos aprendem a reconhecer o mosquito da dengue, como combatê-lo, como identificar os sintomas da doença e, principalmente, como colaborar com os agentes de saúde nessa luta que já infectou milhares de brasileiros.
A dengue é um problema grave de saúde pública. Na sua forma hemorrágica, pode até matar. Por isso, A Voz do Cidadão decidiu colocar à disposição dos cidadãos a íntegra da cartilha Todos Contra a Dengue, do SESI. Acesse o portal www.avozdocidadao.com.br e baixe a cartilha.
Mostre para seus amigos e familiares e participe dessa luta!