A arte vai para as ruas – a experiência da exposição “Cabras da Serra”
Recebemos de Carlos Pinho, ouvinte aqui do Quintal, a dica de uma interessante iniciativa que procura trazer a Arte para mais perto dos cidadãos.
Quem não se lembra, no ano passado, das vaquinhas multicoloridas do Cow Parade, que invadiram várias capitais brasileiras, como o Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Belo Horizonte? As vaquinhas faziam parte de um grande movimento que percorreu dezenas de cidades por todo o planeta, sempre pintadas por artistas locais com total liberdade de criação.
Pois aqui vamos comentar uma versão brasileira do Cow Parade, que é a exposição “Cabras da Serra”, e que vem levar a arte para os cidadãos, no espaço democrático das calçadas e ruas da paisagem rural do interior. Mas como o que é bom dura pouco, a exposição, que começou em março, termina na quarta que vem, dia 21, na pequena São Pedro da Serra, distrito de Nova Friburgo, estado do Rio de Janeiro.
Assim como as vaquinhas, nossas cabras tupiniquins foram pintadas por artistas da região, e participam de um concurso através de voto popular. Não deixa de ser interessante notar o contraste de uma superprodução internacional – que mesmo no Brasil manteve o nome original em inglês – com a iniciativa de uma entidade do interior, no caso o Espaço Cultural São Pedro da Serra, que contou com a assessoria da ong Educari.
Essa iniciativa cidadã vem mostrar que as possibilidades de levar Arte aos cidadãos não precisam necessariamente estar restritas aos grandes centros nem a museus e palácios. E este é um processo que vem sendo construído há séculos. Como observamos na época da “parada das vacas”, com a queda dos regimes monárquicos a Arte vem saindo dos palácios, igrejas e mosteiros para o ambiente dos museus e galerias dos tempos da ascensão da burguesia. E agora vem tomando as ruas do cidadão comum nestes tempos da democracia de massa. Eventos como este “Cabras da Serra” vieram “jogar” a arte diretamente às praças, proporcionando um contato até mesmo físico, raramente possível em outras épocas.
Vale a pena conhecer de perto a exposição ao ar livre, em Nova Friburgo. Inclusive no dia 23 de maio, próxima sexta, haverá uma grande festa de encerramento.
Para quem não tiver a chance de participar, preparamos aqui na Voz do Cidadão um link direto para a página da ong Educari, o www.educari-ong.org, onde vocês têm todos os detalhes.
Que tal a idéia de espalhar por todo o interior do país a arte das cabras, um animal bem mais brasileiro e muito importante para a economia do interior? Pois esta é uma iniciativa exemplar, que merece ser seguida por outras cidades interessadas nas questões de arte e cidadania. Participem!