Todos Pela Educação divulga dados de nova pesquisa
Esta semana foi divulgado um estudo bastante preocupante a respeito da educação em nosso país. O movimento Todos pela Educação apresentou o seu mais novo relatório, afirmando que o Brasil não cumpriu as metas de educação e mais: que, ae continuar no ritmo atual, não atingirá as principais metas de acesso e qualidade do ensino básico nos próximos anos.
O movimento Todos pela Educação estabeleceu cinco grandes metas até 2021, subdivididas em metas menores. Não alcançar essas metas é justamente o que compromete a esperança de que na próxima década o Brasil possa oferecer acesso e qualidade de educação a todas as crianças e jovens.
O relatório “De olho nas metas”, que foi elaborado com dados oficiais, indica que o país não atingiu quatro metas fixadas para o ano passado, que pretendiam ser os passos iniciais até 2021. Entre as indicações há a triste constatação de que mais de 85% dos estudantes chegaram ao fim do ensino fundamental sabendo menos do que deveriam. Além deste dado alarmante, ainda tem mais: apenas 14% dos alunos da antiga 8ª Série do ensino fundamental sabiam os conteúdos de matemática esperados para a respectiva série.
Só para se ter uma idéia, menos de 10% dos alunos que freqüentam o 3° ano do ensino médio demonstraram ter conhecimentos adequados com a série que frequentam. No Norte esse percentual é ainda menor, apenas 3%.
Pois a cidadania espera que toda a sociedade – cidadãos, entidades de controle social, gestores públicos e empresários – se unam em torno do compromisso pela desenvolvimento da área da Educação em todo o país. Afinal, este é um dos principais meios de transmissão de valores que vão formar nossos futuros cidadãos conscientes. Não desenvolver a Educação é não desenvolver o futuro do país.
O material divulgado pelo Todos Pela Educação vale a pena ser divulgado e analisado com atenção. E aqui, no www.avozdocidadao.com.br você lê a íntegra da pesquisa “De olho nas metas”.
Conheçam!