Abertas as inscrições para o prêmio Trote da Cidadania da Fundação Educar DPaschoal
Agora em fevereiro teremos as voltas às aulas em várias universidades pelo Brasil. E, com elas, os tristes episódios dos trotes exagerados, com cenas de violência e humilhação para com os alunos novatos, os chamados “calouros”.
Todos os anos, os noticiários ficam repletos de matérias sobre vítimas de abusos por parte dos colegas mais antigos na faculdade. Vindos daqueles que são considerados a futura elite do Brasil, tais episódios são ainda mais reprováveis pois partem dos jovens cidadãos que mais deveriam dar o exemplo de plena cidadania para os outros.
Pois para quem é universitário e repudia o trote violento ou abusivo, a Fundação Educar DPaschoal acaba de abrir as inscrições para a 10ª edição do Prêmio Trote da Cidadania, em todo o Brasil. As melhores e mais bem executadas idéias de como recepcionar os calouros de uma forma cidadã receberão vários prêmios e até uma viagem de turismo consciente. Com este prêmio, a Fundação Educar quer dar a sua contribuição para o entendimento de um dos pilares da plena cidadania: o de fazer de sua conduta cidadã um verdadeiro exemplo para que outros façam o mesmo.
De 1º de fevereiro até 1º de abril, universitários em todo o Brasil podem inscrever o seu projeto de Trote de Cidadania no site do prêmio cujo link e regulamento completo já estão aqui no portal da Voz do Cidadão. Além de prêmios, os primeiros escolhidos participarão de um workshop universitário de dois dias de duração.
Para vocês terem uma idéia do quanto os universitário já compreenderam o valor da cidadania, ano passado dentre os primeiros colocados estavam o “Trote Pelo Consumo Consciente”, da Unicamp de Campinas (São Paulo), e o trote “Vigilantes dos Preços”, da faculdade FABAVI, de Vitória, no Espírito Santo. Em 2007, um dos projetos vencedores foi o “Educação – Eu Abracei Essa Idéia”, da Unifacs, de Salvador, na Bahia.
O regulamento e o link para o site do prêmio Trote da Cidadania, vocês encontram aqui na Voz do Cidadão. Participem!