10 de fevereiro: Dia da Internet Segura
Agora vamos comentar uma situação muito comum nas casas com crianças que têm acesso ao computador. Qual é o pai ou a mãe que não está preocupado com o tipo de informação que os filhos recebem através da internet. A web é uma das maiores ferramentes já criadas para a disseminação de informação e para entretenimento desde a invenção da tipografia por Gutemberg. Por isso mesmo, é preciso um maior rigor com o que seus filhos estão aprendendo com ela.
Em todo o mundo este assunto é tema de debates e estudos entre especialistas. E a conclusão foi a de que um maior esclarecimento de pais e educadores é fundamental para saber guiar as crianças por este enorme mundo virtual. Afinal, quem não acompanha seu filho junto aos professores, acabará por acompanhá-lo junto a juízes e delegados.
Agora em 2009, teremos um dia para lembrar a todos sobre a importância do conteúdo da internet sobre as crianças. Na próxima terça-feira, dia 10, teremos o “Dia da Internet Segura”, com várias atividades educacionais e de prevenção em 65 países em todo o mundo. A idéia vem ganhando mais força a cada ano. Em 2008, 56 países já haviam participaram do evento.
No Brasil, a organização está sob a responsabilidade da organização SaferNet Brasil, numa parceira com o Ministério Público Federal. No site da iniciativa, os internautas têm acesso a uma lista de links com materiais de prevenção, cartilhas educacionais, jogos, campanhas públicas e arquivos para divulgação do evento em outros sites.
Dentre os materiaias, a cartilha Dicas de Segurança na Internet ajuda pais, filhos e educadores a reconhecer e a se prevenir dos principais perigos que envolvem a internet, como uma nova forma de violência contra crianças chamada de cyberbullying (que vem do inglês bully, que significa ameaçar, aterrorizar alguém). O cyberbullying acontece quando a criança passa a receber – de seus colegas ou de estranhos – xingamentos e várias formas de ameaças através de celular, e-mails, salas de chat e outros locais. Uma situação que muitas crianças escondem dos pais por pura vergonha e que requer deles muita atenção.
Aqui na Voz do Cidadão temos a íntegra da cartilha de Dicas de Segurança na Internet. E não se esqueçam: dia 10 de feveiro, participem do Dia da Internet Segura. Cliquem aqui na Voz do Cidadão para acessar a página do evento!