Cartilha do Endividado é lançada por instituto de Brasília
Com a crise financeira chegando ao Brasil e o fantasma do desemprego sempre rondando as famílias brasileiras, aumenta também o risco de alguém ser pego de surpresa e acabar se endividando além do previsto no seu orçamento doméstico.
Pois para ajudar aqueles que já estão com as contas se acumulando ou aqueles que já querem se prevenir, o Instituto Brasileiro de Estudo e Defesa das Relações de Consumo, o Ibedec, uma ong de Brasília, lançou semana passada a Cartilha do Endividado.
Com o sugestivo sub-título “Como se livrar das cobranças, renegociar contratos, defender-se de práticas abusivas e pagar as dívidas!”, o documento de 36 páginas traz informações bastante úteis sobre direitos e deveres de quem está inadimplente e mostra como devedor deve proceder nos casos mais diversos, que podem ir de dívidas com concessionárias de serviços públicos até a tomada de crédito consignado e problemas com agiotas.
A cartilha também explica o que acontece quando alguém não paga as dívidas, com destaque para os setores de energia elétrica, água, TV por assinatura, cartão de crédito e de débito, e contas no comércio em geral, além de muitos outros itens importantes.
A Cartilha do Endividado dá as dicas mais comuns para evitar as dívidas. E qual é o segredo? Planejamento e disciplina, ensina o Ibedec.
Ao final, existem alguns modelos de formulários para se preencher em casos de Proposta de Renegociação de Débitos, Solicitação de Documentos em bancos, e outros.
Uma cartilha muito útil nestes tempos tão difíceis para todos. Porque, pelo fato de o cidadão estar eventualmente inadimplente, isso não significa que tenha sido desprovido de direitos. Você apenas deve saber como.
Você pode baixar na íntegra aqui no portal www.avozdocidadao.com.br!