MUCO, o Museu da Corrupção
Mês passado, exatamente no dia do descobrimento do Brasil, 22 de abril, foi lançada na internet uma nova arma da cidadania, que vem combater a nossa crônica falta de memória sobre o que nossos “pralamentares” fazem e desfazem com o seu, o meu, o nosso dinheiro, que é público mas que eles acham que não é de ninguém.
O Diário do Comércio, jornal de são Paulo, lançou o MUCO – Museu da Corrupção. Esse Museu da Corrupção on-line é um espaço virtual onde estão descritos com detalhes os principais escândalos que marcaram a história do País. Num primeiro momento, o site mostra período entre a década de 1970 e os dias atuais. Mas a idéia é recuar cada vez mais no tempo, século a século, até a época do Brasil colônia e, assim, traçar um mapa preciso das raízes da corrupção e bandalheira pública que hoje vemos indignados.
Na sala de entrada do site vemos o acesso a várias outras. Na Sala dos Escândalos temos descritos 13 dos principais escândalos recentes, como o dos Bingos, dos Sanguessugas ou o Mensalão. O mais antigo listado é o casa Coroa Brastel. Tudo com muita informação, fotos e links para reportagens de vários jornais que cobriram os casos na época.
A segunda sala do Museu se chama Cronologia dos Escândalos, onde estão listados os principais casos desde 1964 até os dias de hoje, semelhante ao que temos disponível aqui mesmo na Voz do Cidadão, na seção Memória Política.
E ainda temos uma sala sobre as operações da Polícia Federal, sobre a mais nova CPI, a da Petrobrás, e uma galeria especial, mostrando o caso de Edemar Cid Ferreira, controlador do Banco Santos que faliu por gestão fraudulenta. Nesta sala, os visitantes poderão conhecer toda a história e ainda apreciar a riquíssima galeria de arte de Edemar, que inclui quadros, peças arqueológicas, fotos e documentos raros.
Vale a pena visitar sempre o Museu da Corrupção. Afinal, se queremos transformar mesmo o nosso presente e dar um futuro melhor e mais digno para nossos filhos, é preciso conhecer bem o nosso passado.
Aqui na Voz do Cidadão temos um link especial direto para o Museu da Corrupção. Visite!