Novo relatório das Nações Unidas será sobre “valores”
Em março deste ano falamos sobre uma iniciativa do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, o PNUD, que queria que os próprios brasileiros respondessem a pergunta “O que o Brasil precisa mudar para a sua vida melhorar de verdade?”. E a resposta escolhida pela maioria vai orientar o relatório 2010 da entidade.
Pois agora o site do projeto, o Brasil Ponto a Ponto, acaba de divulgar o resultado da pesquisa, que contou com respostas de mais de 500 mil cidadãos brasileiros de todas as classes sociais.
A resposta escolhida foi “Valores”, o que surpreendeu os pesquisadores. Embora “Educação” e “Violência” tenham recebido maior número de respostas, o coordenador do relatório, Flávio Comim, revela que as questões que levaram a estas escolhas se deveram mais a itens ligados a “Valores” mesmo, do que a itens mais objetivos como conteúdo de programa escolar ou segurança na rua. Como exemplo, Flávio Comim afirmou que o “que mais apareceu em relação à educação não foi uma demanda por mais conteúdo nas escolas, mas uma carência de que o espaço escolar também transmita valores aos alunos.”
Para a cidadania, é muito importante que os cidadãos brasileiros estejam começando a ter esta percepção sobre a formação de valores nas novas gerações. E uma frase que está circulando bastante no espaço democrático da internet ilustra bem isso: “Todo mundo ‘pensando’ em deixar um planeta melhor para nossos filhos… Quando é que ‘pensarão’ em deixar filhos melhores para o nosso planeta?”
Esta é uma questão que reflete bem o nosso déficit de responsabilidade civil, num país onde se multiplicam pais irresponsáveis que sequer registram seus filhos, ou que sequer os sustentam, e não procuram nem saber o que está sendo ensinado a eles nas escolas. É a velha máxima da cidadania que acaba valendo: “se você não acompanha seu filho hoje à escola, vai acabar acompanhando mais tarde ao juizado ou até mesmo à delegacia”.
A Educação, assim como a Família, a Justiça e a Mídia, é uma poderosa produtora de valores morais que, se bem difundidos e assimilados, poderão formar futuras gerações de cidadãos conscientes de seu papel de plena cidadania e de suas obrigações para com os outros. E também de seus deveres de fiscalizar os espaços públicos, das calçadas aos palácios dos governantes.
Vale a visita ao link do Brasil Ponto a Ponto que colocamos aqui na Voz do Cidadão. Além da lista com as respostas mais votadas, os visitantes podem conhecer os relatórios de desenvolvimento humano, as ações do PNUD nas cidades de menor IDH, e as últimas notícias.