Ajufe lança cartilha sobre Direito Previdenciário
Vocês já notaram que muitos cidadãos trabalhadores, depois de uma vida inteira de trabalho e contribuição ao sistema de previdência social, acabam tendo uma surpresa na hora da aposentadoria, simplesmente porque não conhecem as regras e os direitos previdenciários? Isso acontece bastante, principalmente fora dos grandes centros urbanos, onde o acesso à informação é mais precário.
Para levar esse tipo de esclarecimento para locais mais carentes ou distantes das grandes cidades, a Associação dos Juízes Federais, Ajufe, lançou a Cartilha de Direito Previdenciário. A cartilha contém informações sobre os direitos dos cidadãos no campo da previdência social, e já está com sua distribuição programada para todo o país.
Além de definir o que é exatamente um direito previdenciário, a cartilha detalha vários desses direitos, como aposentadoria por invalidez, seguro-desemprego, aposentadoria por idade e por tempo de contribuição, auxílio-doença, salário-família, pensão por morte e muitos outros mais.
Uma dica interessante é sobre o salário-maternidade. O salário-maternidade é direito de toda segurada do INSS durante 120 dias. O período começa 28 dias antes do parto e termina 91 dias depois. Mas fique atenta: o valor a receber varia de acordo com a profissão, de acordo com três categorias principais: empregada, empregada doméstica, ou contribuinte individual ou facultativa.
Para quem ainda tiver dúvidas, pode consultar uma lista completa no final da cartilha, com os telefones de contato da justiça federal em todos os Estado do país.
Aqui no www.avozdocidadao.com.br, vocês podem baixar a íntegra da Cartilha de Direito Previdenciário da Ajufe. Conheça seus direitos e deveres em relação à previdência social para não ter nenhuma surpresa no futuro!