Exposição fotográfica do Ministério Público segue para outras capitais do país
“O que você tem a ver com a corrupção?” é o sugestivo nome de uma campanha do Ministério Público que já há alguns anos procura conscientizar cidadãos sobre a sua responsabilidade na luta contra a corrupção e a impunidade.
Pois agora em fevereiro, por iniciativa do Ministério Público de Santa Catarina, tivemos em Florianópolis a exposição fotográfica sobre a corrupção, suas consequências e a solução para combatê-la. As imagens são conhecidas, mas o conjunto da obra é realmente horrendo!
A idéia é mostrar de uma maneira concreta como o desvio de recursos públicos e a corrupção afetam a sociedade de uma maneira geral. São exibidas cenas divulgadas pela mídia, como as que mostram dinheiro escondido em cuecas e meias. Na sequência, imagens que mostram a consequência desse crime, como hospitais públicos sucateados, praças e parques abandonados, escolas públicas sem professores, falta de segurança pública, transporte público subdimensionado e outras mazelas.
Na segunda parte da mostra, temos a reação da sociedade em conjunto com as instituições do estado democrático. O Ministério Público mostra imagens de sua atuação ao longo dos cinco anos do projeto, com mobilizações e conscientização de crianças e adultos contra a corrupção praticada por alguns políticos inescrupulosos.
Segundo o coordenador nacional da campanha do Ministério Público, o promotor de justiça Sérgio Dário, saindo agora de Florianópolis, a exposição vai percorrer várias capitais do país.
Mas o mais importante é fazer os cidadãos perceberem de vez a importância da atuação dos órgãos de controle do Estado. Não apenas o Ministério Público, que investiga e denuncia na Justiça os crimes contra direitos coletivos e difusos dos cidadãos, mas também instituições vitais para a saúde da democracia, como o Tribunal de Contas da união, a Advocacia Pública, a Controladoria-Geral da União, a Defensoria Pública e outros.
Valorizar essas instituições do estado democrático de direito é valorizar a cidadania.
Clique aqui na vozdocidadao.com.br e acesse o link direto para as fotos da exposição fotográfica em Florianópolis. E fique de olho, porque logo, logo ela vai chegar aí em seu Estado.