Conheça a cartilha do Inmetro sobre o novo padrão de plugues e tomadas elétricas
Vamos agora continuar falando de segurança do cidadão. Desta vez, dentro de sua própria casa. Quem já teve de ir a uma loja de ferragens recentemente para comprar uma tomada acabou descobrindo que agora no Brasil as tomadas e plugues elétricos foram padronizados para um único modelo em todo o território nacional. E que, além disso, elas estão um pouco mais caras dos que os modelos anteriores.
Complicado? Um pouco, mas o Inmetro, que cuida da qualidade e segurança dos produtos vendidos no país, garante que o ganho em segurança e praticidade compensa, e muito.
E foi justamente para explicar melhor porque o Brasil resolveu desenvolver um padrão único que o Inmetro está divulgando a sua cartilha “Padrão Brasileiro de Plugues e Tomadas – A Evolução”.
Pela cartilha do Inmetro ficamos sabendo que havia no Brasil mais de uma dezena de sistemas diferentes de tomadas e plugues sendo vendidos. Cada um com formato diferente, muita variação de qualidade de uma marca para outra, e principalmente, com preços os mais divergentes. Também ficamos sabendo que os sistemas em uso em outros países não serviriam para aplicação aqui no Brasil. Ou são caros demais, ou não servem para a voltagem que usamos aqui, ou não seriam facilmente adaptáveis aos equipamentos elétricos que já temos em nossas casas.
Pois a cartilha mostra em detalhes a evolução dessa idéia de padronizar os plugues e tomadas, desde 1981, quando se decidiu que estes itens eram importantes demais para a segurança do cidadão e exigiam um controle melhor.
Além disso, são mostrados os principais padrões que não serão mais adotados a partir de 2011, que tipos de adaptadores o cidadão consumidor deve adquirir para continuar usando seus aparelhos elétricos, e o que fazer quando a instalação da tomada exigir um aterramento de segurança.
Quem está construindo ou reformando sua casa precisa conhecer esta oportuna cartilha do Inmetro: “Padrão Brasileiro de Plugues e Tomadas – A Evolução”. Clique aqui no www.avozdocidadao.com.br e baixe a sua. E garanta segurança para você e sua família.