Tributo à Cidadania
Em épocas de acerto de contas com o fisco, vamos aqui comentar uma iniciativa exemplar do Sindifisco Nacional, o Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil.
O Sindifisco divulga no endereço www.tributoacidadania.org.br, uma campanha para incentivar os cidadãos pagadores de impostos a doarem parte do Imposto de Renda devido aos fundos dos direitos da criança e do adolescente.
A entidade esclarece que podem ser destinados diretamente a programas sociais de amparo à criança e ao adolescente 6% do imposto de renda apurado anualmente pelas Pessoas Físicas e 1% do imposto de renda pago sobre o lucro real das Pessoas Jurídicas.
Prioritariamente, os cidadãos podem fazer doações para programas executados por instituições governamentais e não governamentais de assistência social, voltadas para o atendimento a crianças e adolescentes abandonados e desabrigados, usuários ou dependentes de drogas e vítimas de maus tratos, dentre outras situações.
Além disso, também podem receber doações projetos de comunicação e divulgação de ações de defesa de direitos de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, e projetos de profissionalização.
A página na internet conta ainda com um simulador automático que indica o quanto cada um pode doar de acordo com os seus rendimentos.
É dever de todo cidadão consciente contribuir para a proteção e educação de nossas crianças e adolescentes. Ao longo do ano, as doações feitas aos Fundos dos Conselhos Municipais, Estaduais ou Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente recebem um recibo especial para comprovante de dedução no seu Imposto de Renda.
Para mais informações, clique no www.avozdocidadao.com.br e acesse o link direto para a página do Tributo à Cidadania. Contamos com a participação de todos!