Ficha Limpa: políticos mostram mais uma vez que não estão nem aí para a sociedade
E mais uma vez nossos políticos demonstram que estão se lixando para os anseios da sociedade.e do cidadão. E isto porque? Porque acham que a sociedade é feita de um povo sem opinião e dependente, e não de cidadãos autônomos e independentes. O mais recente caso aconteceu esta semana no Senado, que já nos deu grandes mostras disso no passado, com a farra das passagens aéreas, os incontáveis cargos de diretoria que nem eles mesmos conseguiram identificar direito, e vários outros.
Desta vez, foi o líder do governo na casa, o senador Romero Jucá (RR), disse em alto e bom som: “O Ficha Limpa é um projeto da sociedade, não do governo”. Com isso, está iniciado um jogo muito feio de interesses políticos. Estão querendo usar os projetos relativos ao pré-sal que estão sendo discutidos no Congresso como moeda de troca para a aprovação do Ficha Limpa. É como se dissessem “tudo bem, a gente vota o Ficha Limpa, mas só se, antes, vocês aprovarem o pré-sal do jeito que a gente quer”. A desculpa é que os projetos do pré-sal, como foram enviados pela presidência da República e classificados como urgentes, devem ser avaliados antes de qualquer outro. Isso não tem outro nome: é chantagem mesmo.
Ora, não é de hoje que vemos nossos políticos simplesmente se esquecerem de que eles não são os donos de seus mandatos. Somos nós, os cidadãos eleitores e pagadores de impostos, que os colocamos lá para que representem nossos interesses, e não o contrário!
E é dever da sociedade civil, de cada um de nós,cidadãos mais conscientes, nos organizar para cobrar ética e transparência dos políticos e gestores públicos, pressionando e fiscalizando pela correta aplicação do dinheiro público.
Vale aqui comentar uma enquete recente que o Instituto Brasil Verdade realizou. O resultado revela que o tema que mais prejudica os brasileiros, de uma maneira geral, é justamente a inércia diante da política e suas questões. Nada menos que 36% dos cidadãos responderam que não se lembram como escolheram seus candidatos nem em quem votaram nas últimas eleições.
É preciso termos consciência de que não basta votar bem e depois deixar de lado a nossa responsabilidade política de vigiar o que está sendo feito. Não podemos deixar a raposa tomar conta do galinheiro.
Vamos enviar mensagens aos senadores para que eles saibam que não estão decidindo sozinhos o projeto Ficha Limpa. Não vamos nos esquecer que este é um ano eleitoral e um terço dos senadores vai tentar reeleição. Ou seja, eles vão correr atrás do seu voto. Fiquem de olho!
E quem estiver no Rio de Janeiro, deve participar da “Caminhada da Ficha Limpa”, amanhã, domingo, a partir das 11 da manhã, no Posto 6, em Ipanema!