12 de junho – dia mundial de combate ao trabalho infantil
Hoje estamos comemorando um dia muito importante para o futuro do Brasil.
Em todo o mundo, no dia 12 de junho é comemorado o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, e no Brasil ao longo desta semana tivemos dezenas de eventos em comemoração a esta data.
Este ano, a campanha da Organização Internacional do Trabalho, a OIT, em parceria com o Ministério do Trabalho e de Emprego e com apoio das entidades de auditores fiscais do trabalho e promotores públicos do trabalho, se chama “Cartão Vermelho para o Trabalho Infantil”, justamente para chamar a atenção dos torcedores brasileiros para a importância do tema. E quem aparece nos cartazes e filmes de TV é um dos personagens que mais terá destaque nesta Copa de Mundo: o jogador Robinho.
Vale lembrar que o tema do trabalho Infantil influencia diretamente o nosso futuro, pois estamos falando de milhões de pequenos cidadãos que comprometem seus anos de estudo com uma iniciação precoce no mercado de trabalho. Para vocês terem uma idéia, uma pesquisa recente da OIT sobre o chamado “trabalho decente” revelou que em 2007 o número de crianças e adolescentes que trabalhavam, entre 5 e 17 anos de idade, estava em quase 5 milhões, ou perto de 11% do total de brasileiros nessa faixa etária. E mais da metade dessas crianças, 60%, são utilizadas como mão-de-obra na agricultura, principalmente meninas. Uma vergonha para um país que se orgulha de ser líder mundial do agronegócio.
Felizmente temos uma boa notícia. A mesma pesquisa revelou que a tendência é de queda, pois em 1992 éramos mais de 8 milhões nessa situação. Mas precisamos ficar de olho, pois nos últimos três anos a queda foi de míseros 3%.
As palavras do diretor da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho, Mauricio Correia de Mello também deve ser o desejo e objetivo de cada cidadão consciente neste grande Brasil:“Temos que expulsar a exploração de crianças e adolescentes da realidade do nosso país”.
Já o Auditor Fiscal do Trabalho – AFT, e chefe da Divisão de Fiscalização do Trabalho Infantil do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE, Luís Henrique Ramos Lopes está otimista. Segundo ele, pouco a pouco as fiscalizações estão sendo ampliadas e os fiscais estão encontrando cada vez menos crianças. Para ele, em 2010 o número deve ser ainda menor que em anos anteriores.
Excelente notícia, pois uma parte do nosso futuro como sociedade e como país está em jogo com o trabalho infantil. Você pode agir, denunciando ao Ministério Público do trabalho de sua região quem alicia e emprega crianças e adolescentes.