Você sabe qual é o papel das agências reguladoras?
Agora, vamos comentar uma das instituições mais fundamentais para a existência do Estado moderno e democrático e que afeta diretamente todos os cidadãos: as agências reguladoras.
Primeiro, vamos pensar algumas situações. Por exemplo, o preço do seu plano de saúde é abusivo e você não tem mais como pagar? E a sua operadora de telefonia? Sempre promete mundos e fundos mas na hora “H” o serviço é péssimo, não é mesmo? E a energia elétrica? E o seu investimento? E o ônibus que você pega para ir ao trabalho?
Pois são agências reguladoras as instituições responsáveis por regular e fiscalizar produtores e fornecedores privados, garantindo aos cidadãos serviços de boa qualidade e preço justo. A idéia por trás dessas agências é a de que, quando alguém fornece um serviço de má qualidade, isso acaba gerando uma reclamação na Justiça ou até um caso de saúde pública. Se o mercado é fiscalizado, a chance de ocorrerem problemas é menor e, assim, o custo para o bolso do cidadão pagador de impostos também cai. É o princípio da prevenção, que sempre é menor do que consertar um estrago já feito.
Hoje o Brasil tem 10 agências reguladoras, nas áreas de planos de saúde, telecomunicações, energia elétrica, transportes terrestres, transportes aéreos, transportes aquaviários, petróleo, recursos hídricos, cinema, e vigilância sanitária.
Ao contrário do que se pensa, agências ou instituições reguladoras não existem apenas a partir das privatizações que aconteceram nos anos 90. Bons exemplos são o Inmetro, que regula as normas técnicas da produção industrial no país, a CVM, que regula o mercado de bolsa e de investimentos, e o próprio Banco Central, que regula e fiscaliza o uso da moeda como meio circulante. O Banco Central, por exemplo, já existe desde os anos 60.
Para conhecer melhor sobre como as agências reguladoras afetam o dia a dia de todos, o Idec divulgou um resumo do que são as principais agências, como funcionam e como fazer uma reclamação ou uma denúncia. O link para esse resumo vocês encontram aqui no www.avozdocidadao.com.br.
Mais informações vocês também podem encontrar no site da associação dos servidores de agências reguladoras, o www.aner.org.br.