Abracci lança novo site com banco de dados sobre entidades de controle social
Acaba de entrar no ar o novo site de uma dos mais ativos movimentos da cidadania no Brasil, a ABRACCI – Articulação Brasileira Contra a Corrupção e a Impunidade.
Lançada em janeiro de 2009, durante as atividades do Fórum Social Mundial em Belém, a Abracci conta com o apoio da Transparência Internacional, do Instituto Ethos, da Fundação Avina e da Controladoria-Geral da União, a CGU.
A Abracci é a reunião de 73 das principais entidades de participação social e combate à corrupção, mas ela tem um alcance ainda maior. Para se ter uma idéia, em seu banco de dados de organizações dedicadas ao tema, já estão cadastradas mais de 551 entidades.
Na verdade, o novo site da Abracci é um completo mapa das atividades em comum de todas essas entidades, onde o visitante poderá conhecer as principais campanhas, linhas de ação, contatos, notícias e publicações.
Dentre estas iniciativas, vale a pena conhecer os conteúdos das suas linhas de atuação sobre reforma política, democratização do Judiciário, Responsabilidade Social Empresarial, combate à corrupção, transparência, acompanhamento do Legislativo, monitoramento das ações para a Copa e as Olimpíadas e vários outros.
Como o próprio manifesto da entidade alerta, “precisamos da associação de todos num esforço concentrado, que possa provocar uma forte tomada de consciência, por parte de toda a sociedade brasileira:
– em primeiro lugar, sobre a importância dessa luta e de que é possível superar a corrupção e a impunidade, – em segundo lugar, de que é necessário combater a própria cultura da corrupção”.
Como sempre dizemos aqui, somente com o correto entendimento de que a plena cidadania é sobretudo a consciência de deveres e responsabilidade política para com o coletivo é que poderemos enfim superar nossa cultura de jeitinho, violação legal e impunidade.
Pois vale a pena clicar no link para o novo site da Abracci que já está disponível aqui na vozdocidadao.com.br. Conheça e participe dos debates sobre o combate à corrupção e a impunidade no Brasil. Esse é o verdadeiro dever de cidadania de todos nós.