Conferência das grandes cidades contra as mudanças climáticas começa em São Paulo
A cada dia que passa aquilo que chamamos de cidadania planetária se funde com os modernos conceitos de cidadania ambiental, como redução de uso de matérias-primas não renováveis, sustentabilidade, consumo consciente e outros.
Enquanto os grandes líderes mundiais continuam “batendo cabeça” sobre o que fazer para diminuir os efeitos das alterações climáticas no mundo, um outro movimento vem tomando força, o dos governos locais, dos prefeitos e gestores das maiores cidades do mundo.
O Grupo de Liderança das Grandes Cidades pelo Clima, ou simplesmente Rede C40, é uma entidade que reúne as 40 maiores cidades do planeta e é a principal articuladora desse movimento. Agora o foco das atenções da Rede vai ser o Brasil, pois a cidade de São Paulo foi escolhida para sediar, de 31 de maio até 3 de junho, a quarta edição da conferência internacional do grupo. O encontro paulista vai reunir prefeitos e representantes das maiores metrópoles do planeta para trocar experiências e debater ações de combate e adaptação às mudanças climáticas que podem ser adotadas pelos governos locais. Batizado de C40 São Paulo Summit, este é o primeiro encontro da iniciativa que será sediado em uma cidade da América Latina.
Em três plenárias e 20 sessões serão discutidos temas fundamentais para uma cidadania ambiental e planetária, como construção sustentável, transporte público com baixa emissão de poluentes, eficiência energética, cidades inteligentes e taxação de impostos verdes, dentre muitos outros.
Até o momento, estão confirmadas as presenças do ex-presidente americano Bill Clinton, um dos criadores da Rede C40, do prefeito de Nova York Michael Bloomberg e de Robert Zoelick, presidente do Banco Mundial.
O tema da cidadania ambiental não pode mais ser visto pelos cidadãos como uma coisa restrita a ambientalistas e defensores da natureza. As mudanças climáticas já são realidade e seus efeitos têm custado a vida de milhares de seres humanos, como provam o aumento de enchentes, secas, furacões e tornados em todo o mundo.
Os resultados e a troca de experiências obtidos em encontros como o C40 São Paulo Summitpodem ser fundamentais para a experiência humana neste planeta nas próximas décadas. Para conhecer melhor esta iniciativa, clique aqui na vozdocidadao.com.br e acesse o link direto para o site do evento.