Pesquisa Ibope mostra que brasileiros são contra casamento homossexual
Esta semana o Ibope divulgou uma pesquisa bastante polêmica e que vale uma reflexão da cidadania. A pesquisa “União Estável entre Homossexuais” procurou saber o que a sociedade pensa sobre o chamado casamento gay, tendo em vista que o próprio STF aprovou este ano a união estável para casais do mesmo sexo.
O resultado foi que 55% dos entrevistados são contra a união homossexual e 45% são a favor. Segundo o Ibope, as mulheres são as que menos se incomodam com o tema, seguidas dos mais jovens, dos mais escolarizados e das classes mais altas. E a população do Norte, Centro-Oeste e Nordeste do país é a que mais apresenta resistência sobre o assunto, 60% são contrários à decisão do STF. No Sudeste, o índice cai para 51%.
O que a pesquisa revela de fato é que uma camada ainda expressiva dos cidadãos se mostra mais conservadora, o que nos dá a chance de um debate mais aprofundado sobre o tema. Longe de incitar qualquer tipo de preconceito para um lado ou outro, é preciso que a sociedade reflita sobre o que significa o casamento entre cidadãos do mesmo sexo. Principalmente quando se pensa que a família ainda é o núcleo básico da sociedade e peça fundamental para o desenvolvimento da cidadania.
Se, por um lado, a mãe de uma criança é quem provê o alimento e o calor, é função paterna prover o senso de realidade, a diferença em relação ao outro, o limite. É a junção desses dois pólos que determina a formação de um ser humano. Daí a reflexão necessária sobre como se daria o desenvolvimento de novas gerações de cidadãos sem um dos seus pólos de formação.
Não se questionam aqui os direitos civis dos homossexuais e a garantia da liberdade de escolha dos cidadãos, uma das grandes conquistas da sociedade moderna e da própria cidadania. O que merece um amplo debate é a consequência do simulacro de uma família formada por entes de mesmo sexo. Será que a nossa sociedade já amadureceu o suficiente para lidar bem com essa alternativa? Ou estamos apenas promovendo a ridicularização de uma instituição básica para a cidadania, que é a família?
Deixo vocês aqui hoje com a dica de um vídeo muito popular na internet, onde uma criança fica muito intrigada quando se depara com um casal formado por dois homens. Aparentemente ela acaba aceitando mesmo essa alternativa ou ela apenas saiu feliz por ter compreendido a situação? Cliquem aqui no avozdocidadao.com.br e tirem suas próprias conclusões.
Até a semana que vem!