Cartilha do TRE do Maranhão é voltada para jovens eleitores
Hoje vamos começar falando de uma iniciativa de cidadania do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão que poderia muito bem ser estendida aos demais estados do país.
Semana passada, o TRE maranhense lançou o projeto “Voto Jovem na Escola” na rede de ensino público da capital do Estado. A ideia é estimular a participação de jovens entre 16 e 18 anos no processo eleitoral. O projeto inclui atividades como palestras educativas sobre processo eleitoral e concurso de redação, além de treinamento e simulação de votação em urnas eletrônicas.
De acordo com pesquisas do próprio Tribunal, no Maranhão, 36% dos jovens nessa faixa etária não possuem título eleitoral e o pouco conhecimento que possuem sobre o processo eleitoral é uma das causas do desinteresse em participar das eleições.
É bom observar que é nessa faixa de idade que a cidadania jovem começa a participar das grandes decisões nacionais através do voto, ainda que não seja obrigatório. E iniciar esse contato com a responsabilidade política ainda dentro da escola, sem dúvida é fundamental para a correta formação de futuros cidadãos exemplares.
O projeto “Voto Jovem na Escola” do TRE prevê ainda a distribuição da cartilha “Falando sobre o Voto e Cidadania”. O impresso é dividido em vários temas importantes, como o funcionamento das urnas, o voto biométrico, a importância do voto, como escolher bem um candidato, entre outros.
Aqui na Voz do Cidadão vocês têm um link para a cartilha “Falando sobre o Voto e Cidadania”, do TRE do Maranhão. Para quem quiser mais informações sobre o projeto, o e-mail de contato é o responsabilidadesocial@tre-ma.gov.br.
E você aí em casa? Sabe se o TRE do seu Estado tem projetos semelhantes? Procure saber e incentive a escola do seu filho a adotar essa importante iniciativa pra a cidadania!