Apresentação na internet divulga campanhas de grande impacto
Agora vamos continuar falando sobre o que acontece no mundo democrático da internet. Está rolando na grande rede uma apresentação em slides bastante interessante para quem quer fazer uma reflexão um pouco mais aprofundada sobre a cidadania planetária. Com o sugestivo título “Anúncios com imagens fortes a favor de grandes causas”, a apresentação mostra campanhas publicitárias de dezenas de entidades em todo o mundo, como a Anistia Internacional, Unicef, WWF em Defesa da Vida Selvagem, Organização das Nações Unidas, Greenpeace, Repórteres Sem Fronteira e várias outras.
Os temas são os mais variados, desde as campanhas pela preservação da natureza e dos animais até a qualidade de vida de idosos, Aids, violência contra mulheres, fumo, exploração infantil, pobreza, segurança no trânsito e por aí vai. Tudo relacionado aos direitos difusos e coletivos dos cidadãos planetários.
Pois bem, hoje gostaríamos de comentar três dessas campanhas, que abordam assuntos fundamentais para a cidadania. O primeiro anúncio tem o título “O silêncio lamenta” e fala de violência doméstica e o medo que as mulheres têm de denunciar seus companheiros agressores. Na imagem, uma mulher com marcas de violência no rosto faz um sinal de silêncio com o dedo na frente da boca. Mas o espectador mais atento descobre que a mão que silencia a boca é masculina, a do seu próprio parceiro. Realmente, uma imagem muito forte.
O segundo anúncio é alemão e trata do combate à pedofilia. Com o título “Mais de 500 mil crianças são abusadas anualmente na Alemanha” a peça apresenta a silhueta de uma criança com uma mão de adulto recortada em meio a seus órgãos genitais.
Por fim, a terceira mensagem fala da fome no mundo. Com o título de “Pense Globalmente. Passe fome localmente” a mensagem alerta que apenas 1% de todo o dinheiro usado no mundo para recuperar os bancos na crise econômica mundial daria para alimentar 50 milhões de crianças durante um ano. Uma completa inversão dos valores mais caros da cidadania, que é a vida.
Vale a pena conhecer esta apresentação, que já está disponível para baixar no www.avozdocidadao.com.br. Vamos aproveitar e terminar o comentário de hoje com a frase final da apresentação: “Se você não repassar este e-mail não acontecerá absolutamente nada, mas se você o compartilhar com outros serão mais alguns que tomarão consciência a respeito desses temas”.
Pensem nisso, passem adiante e até a semana que vem!