Para brasileiros, corrupção avança no país
Acaba de ser divulgada esta semana a amais nova pesquisa da organização Transparência Internacional. Como todos os anos, a Transparência faz uma pesquisa mundial para saber qual a percepção dos cidadãos dos países sobre o nível de corrupção interna no setor público.
Infelizmente para nós o Brasil caiu ainda mais um pouco no ranking e agora ocupa a posição de número 73, dentre 183 países. Para vocês terem uma idéia, ano passado, estávamos em sexagésimo nono lugar. Melhoramos um pouquinho em algumas notas, mas ficamos atrás de países bem mais pobres e envolvidos em problemas bem sérios, como Cuba, Namíbia, Gana e outros. E atrás de companheiros de América Latina, como o Chile, Uruguai, Costa Rica e República Dominicana.
Como vem acontecendo em outras edições da pesquisa, os países com menor percepção de corrupção são também os que possuem maior IDH – o Índice de Desenvolvimento Humano. No topo da lista, estão Dinamarca, Finlândia, Noruega, Suécia, Holanda, Austrália e Suíça. Na outra ponta, Coreia da Norte e Somália demonstram os piores resultados.
Mas acreditamos que aos poucos a tendência é de um avanço na luta contra a corrupção no Brasil. Além da aprovação da Ficha Limpa, ano passado, a sociedade civil está cada vez mais organizada e neste ano tem participado regularmente de manifestações públicas contra a corrupção.
O próprio diretor executivo da Transparência Internacional foi firme ao declarar que “o ano de 2011 viu o movimento por uma maior transparência tomar um caminho irreversível, à medida que cidadãos ao redor do mundo exigem responsabilidade e transparência dos seus governos.
E você aí em casa? Participou da algumas das marchas contra a corrupção este ano? Procurou saber como está o julgamento da lei da Ficha Limpa no Supremo Tribunal Federal? Não podemos nos esquecer que, para além de nossa boa conduta individual, é preciso incentivar outros cidadãos a serem mais conscientes e atuantes da vida pública e da cena política.
É assim que nos tornamos verdadeiros cidadãos conscientes e atuantes! Acesse aqui no www.avozdocidadao.com.br a pesquisa completa da Transparência Internacional!