Cidadania ganha com Ayres Britto como novo presidente do STF
Esta semana a boa notícia para a cidadania e todos os cidadãos mais conscientes veio do Supremo Tribunal Federal. Por 10 votos a 1 o ministro Carlos Ayres Britto foi escolhido o novo presidente da instituição, que também ocupará a presidência do Conselho Nacional de Justiça, o CNJ. O novo vice será o ministro Joaquim Barbosa.
Para aqueles comprometidos com a luta pela moralidade pública nos três poderes, a escolha foi das mais felizes. E expectativa é a de que o ministro Ayres Britto represente mais transparência e ética no poder Judiciário.
Ao longo dos anos como ministro do Supremo, Ayres Brito teve participação relevante em diversas decisões de grande repercussão no país, como a liberação das pesquisas com células-tronco embrionárias, a legalização da área indígena Raposa Serra do Sol, o reconhecimento da união estável entre pessoas do mesmo sexo, a recusa da chamada Lei de Imprensa, e a proibição do nepotismo no Judiciário e nos demais Poderes.
Mas a ação de maior repercussão do ministro foi em favor da cidadania e da moralidade pública ao declarar em diversos momentos, apoio à Lei da Ficha Limpa, finalmente aprovada em sua totalidade este ano. Uma decisão do Supremo que indica novos ares para o Judiciário brasileiro como um todo.
Até novembro, quando se aposentará, o ministro Ayres Britto terá o maior desafio de sua carreira bem-sucedida. Até lá deverá ser julgado o polêmico caso do mensalão, onde dezenas de políticos e autoridades são acusados de receber e pagar propina para influenciar votações no Congresso.
Com certeza, o julgamento do maior esquema de compras de votos da história do país será um divisor de águas para a moralidade e a ética na política brasileira. A atuação de Ayres Britto, e seu vice Joaquim Barbosa, terá capital importância para a decisão final, com a devida e exemplar punição aos culpados.
Aqui na Voz do Cidadão, temos um link para a página do ministro Carlos Ayres Britto no Supremo Tribunal Federal. Conheça e procure saber mais sobre o que está acontecendo no poder fundamental para a cidadania e a democracia: o poder Judiciário.
Até a semana que vem!