Prêmio de redação sobre combate à corrupção é iniciativa exemplar
Agora, Thiago, vamos falar de educação para o combate à corrupção e como uma organização da sociedade civil pode contribuir – e muito – para a divulgação dos conceitos mais básicos da cidadania.
A organização BATRA – Bauru Transparente é integrante da grande rede AMARRIBO-IFC de organizações dedicadas ao monitoramento de mandatos e governos. E a ideia da entidade foi simples, mas exemplar: a realização de um concurso de redação sobre a transparência no poder público. Uma maneira eficiente de levar os jovens cidadãos da região a uma reflexão mais profunda sobre o estado da representação política de hoje. Mas, principalmente, sobre o papel de cada um de nós enquanto verdadeiros agentes de cidadania, que são aqueles conscientes e atuantes, e que têm propostas concretas a fazer.
O tema da redação foi muito bem escolhido e serve de modelo para iniciativas semelhantes em qualquer cidade brasileira: “Como a Lei da Transparência favorece a cidadania em Bauru?”ASegundo os organizadores do concurso, o objetivo é conscientizar jovens da região sobre a necessidade da participação de cada um no cenário político das cidades.
E vencedor foi o estudante Jefferson Henrique de Oliveira, de 17 anos. Perguntado sobre a importância de uma iniciativa como essa, o futuro agente de cidadania já avisou: “Vou fazer ciências da computação. Assim, quem sabe eu consigo desenvolver um jeito de todos terem acesso a essas informações”.
Com a sua redação, Jefferson ganhou uma bolsa de estudos para um cursinho pré-vestibular da região. Parabéns pela vitória e, lembre-se sempre. Um verdadeiro agente de cidadania estuda e propõe soluções para o aperfeiçoamento das instituições e de seu monitoramento pela sociedade civil. Mas, principalmente, sempre incentiva outros cidadãos a fazer o mesmo.
Conheçam aqui no www.avozdocidadao.com.br a íntegra da redação vencedora do concurso da BATRA, e até semana que vem!