Pesquisa revela que liberdade de imprensa piorou no mundo todo, inclusive no Brasil
Ouvintes do Panorama, agora vamos falar de um dos primeiros valores da cidadania que é suprimido num regime autoritário: a liberdade de imprensa.
E parece que as coisas estão piorando. Aqui no Brasil são frequentes os casos de cerceamento do trabalho de jornalistas e empresas de comunicação. Volta e meia se fala em regulação da mídia, um eufemismo para controle do que a sociedade deve ou não saber. Às vezes até o poder Judiciário alimenta essa confusão, como nos casos de censura a jornais por conta de matérias que desagradam um ou outro poderoso do momento.
E uma pesquisa da organização internacional Freedom House revela que a situação também não está boa no resto do mundo. Na verdade, está no seu nível mais baixo dos últimos dez anos.
No topo da lista estão países conhecidos por também possuírem um alto Índice de Desenvolvimento Humano, como Noruega, Suécia, Holanda e Estados Unidos. Na parte de baixo, ficam aqueles que também são conhecidos pelas restrições às liberdades civis em geral, como a Coréia do Norte, o Irã, a Síria e Cuba.
Nosso Brasil fica pelo meio do caminho, juntos aos países em que a liberdade de imprensa é parcial. É o caso também da Índia, todo o Leste Europeu e a maior parte da América Latina. Aqui, acabamos perdendo dois pontos em relação ao relatório anterior por causa do aumento do risco ao trabalho da imprensa. Em 2013, tivemos três jornalistas assassinados e muitos outros foram atacados durante os protestos populares que começaram em junho.
A lição que fica de mais uma pesquisa sobre a liberdade da sociedade é que qualquer restrição ao trabalho e ao conteúdo da imprensa não é um bom indicativo social para um país. Como a pesquisa demonstra, só os países com respeito às liberdades dos cidadãos é que conseguem um alto índice de desenvolvimento e bem-estar.
E sobre a importância da liberdade de imprensa, vale muito a pena conhecer o artigo “Liberdade como princípio”, do jornalista e mestre em Filosofia Política Francisco Viana da PUC de São Paulo.
O artigo foi publicado originalmente no site do Instituto Palavra Aberta, uma organização da sociedade civil dedicada à causa da liberdade de expressão. Se vocês preferirem, o texto também pode ser conferido na íntegra aqui no www.avozdocidadao.com.br. Como o próprio jornalista comenta, não podemos nos esquecer de que a imprensa é o “melhor fiscal do poder” e grande instrumento de informação para os cidadãos mais conscientes.
Pensem sobre essa questão fundamental da cidadania. E até domingo que vem!
1 comentário
Deixe um Comentário
Você precisa fazer login para publicar um comentário.
[…] 11/05/2014 Começou a pré-temporada das promessas de campanha Pesquisa revela que liberdade de imprensa piorou no mundo, inclusive no Brasil […]