Encontro do Ministério Público discute os movimentos sociais
Amigos ouvintes! Esta semana, ainda no calor dos debates das eleições presidenciais, a Câmara dos Deputados derrubou um polêmico decreto do poder Executivo para a criação de um Plano Nacional de Participação social que, dentre outras coisas, busca uma maior aproximação da sociedade e seus movimentos sociais com a formulação de políticas públicas.
Independente das críticas contra e a favor que o plano vem recebendo, uma coisa é consenso: a sociedade civil já não quer uma posição passiva diante do poder público, e exige participar mais dos processos decisórios que acabam afetando o seu dia a dia.
E por isso, é ainda mais importante um evento que o Conselho Nacional do Ministério Público vai realizar esta semana, nos dias 5 e 6 de novembro. O II Encontro Nacional Ministério Público e Movimentos Sociais: Em defesa dos direitos fundamentais, em Brasília.
O objetivo do encontro é realizar uma série de rodas de discussão sobre uma grande variedade de temas, todos eles relativos ao trabalho diário dos membros do Ministério Público. Alguns exemplos são: a fiscalização da gestão pública; combate à corrupção, transparência e controle social; proteção do patrimônio cultural; enfrentamento ao racismo; combate à violência doméstica e ao tráfico de pessoas, dentre muitos outros.
Para os debates, já foram confirmados representantes de mais de 30 organizações da sociedade, além de 65 promotores de Justiça de todo o Brasil, todos especialistas nos diferentes ramos de atuação do Ministério Público.
Como vocês podem ver, a iniciativa do Conselho Nacional do Ministério Público não poderia ser mais oportuna. E nós aqui da Voz do Cidadão vamos acompanhar de perto os resultados final das discussões.
Para saber mais sobre o encontro, é só acessar o link aqui no nosso portal.
Semana que vem tem mais. Até lá!
1 comentário
Deixe um Comentário
Você precisa fazer login para publicar um comentário.
[…] 02/11/2014 Sociedade civil começa a pressionar STF sobre financiamento de campanhas Encontro do Ministério Público discute os movimentos sociais […]