Mais do mesmo não é suficiente
Amigos ouvintes! Com a decisão da presidente Dilma pelo nome do economista Joaquim Levy para o ministério da Fazenda, o que a sociedade espera é a retomada de uma seriedade no trato das questões fiscal e tributária que havíamos abandonado de alguns anos para cá.
Diante de um quadro de iminente recessão e com o orçamento público crescendo a níveis alarmantes, a expectativa é a de que finalmente o poder Executivo no Brasil compreenda de vez que o “governo grátis” não passa de um mito. Direitos sociais praticamente ilimitados, benefícios setoriais de eficácia duvidosa e a má ocupação de cargos públicos não podem continuar, sob o risco de mais um período de crescimento zero, inflação em alta e o pior dos mundos, a volta do desemprego. Sem falar no desperdício de recursos públicos proporcionado pelos desvios descobertos pelas investigações da Polícia Federal e do Ministério Público. E na falta de sensibilidade e compostura política dos nossos deputados federais, que neste exato momento, articulam um aumento de seus vencimentos que não poderia vir em pior hora.
Não existe milagre e os governos precisam cortar na própria carne. “Socializar” o prejuízo com a sociedade através do aumento abusivo da carga tributária apenas vai trazer mais revolta aos cidadãos e o risco de uma tensão social que não interessa a ninguém.
Para vocês terem uma ideia, esta semana mesmo o placar do Impostômetro, da Associação Comercial de São Paulo, atingiu a marca estratosférica de um trilhão e 500 bilhões de reais recolhidos em impostos e taxas pelo poder público em 2014. Um valor que foi alcançado pelo menos dez dias antes que 2013. Ano após ano, a carga só aumenta sobre o lombo dos cidadãos pagadores de impostos.
Se conseguirmos estancar a verdadeira sangria de recursos públicos e mobilizarmos mais e mais cidadãos para a tarefa de monitorar mandatos e governos, exigindo sempre ética e transparência, temos certeza que teremos um 2015 bem menos sombrio do que vários especialistas esperam.
Enquanto isso, visite sempre o nosso avozdocidadao.com.br e fique em dia com estas e muitas outras novidades da cidadania política brasileira.
É isso aí. Semana que vem tem mais. Até lá!
1 comentário
Deixe um Comentário
Você precisa fazer login para publicar um comentário.
[…] 30/11/2014 RAPS abre inscrições para formação de empreendedores cívicos Mais do mesmo não é suficiente […]