9 de dezembro, Dia Internacional de Combate à Corrupção, terá diversos eventos por todo o país
Amigos ouvintes! Para quem ainda tem dúvida quanto à urgência de um amplo debate público sobre a corrupção, principalmente na esfera política, acaba de ser divulgada esta semana a mais nova pesquisa da organização Transparência Internacional.
O Ranking de Percepção da Corrupção 2014 classificou 175 países de acordo com o nível de corrupção que se percebe nos governos de cada um. Os campeões de combate e prevenção à corrupção são os mesmos do ano passado: Dinamarca, Nova Zelândia e Finlândia. Na outra ponta, como os mais corruptos do planeta, estão países assolados por guerras civis ou fortes ditaduras, como a Coreia do Norte e a Somália.
Infelizmente, o nosso Brasil continua estagnado no chamado “grupo de alerta”, que são os países em que até existe um certo combate à corrupção, mas sem a necessária eficiência. Com certeza, os recentes escândalos envolvendo a maior empresa estatal do país contribuíram para essa percepção.
O que gostaríamos de observar aqui é que, em qualquer país, a luta contra a corrupção é antes de tudo a luta contra uma cultura de valores morais corrompidos. De pouca ou nenhuma indignação da sociedade com desmandos sem fim, abusos de poder, caixas 2, 3 e até 4, propinadutos e similares, além da falta de transparência e do desprezo dos cidadãos eleitos e gestores públicos pela sociedade. Uma cultura de atuação política baseada apenas na legalidade, sem levar em conta a moralidade inerente ao trato com a coisa pública, não pode dar em boa coisa.
Pois terça-feira da semana que vem, 9 de dezembro, será comemorado em todo o mundo o Dia Internacional de Combate à Corrupção, com eventos já confirmados em diversas cidades. Será um bom momento para manifestar nossa indignação contra o uso partidário de empresas estatais, desvios de recursos públicos e todo o resto tão bem descrito nas manchetes dos jornais. Mas também é hora de exigir maior equilíbrio e independência entre os poderes, a valorização das instituições de Estado e penas mais rigorosas para quem ocupa cargos públicos. Além da adoção de propostas de políticas públicas que enfrentem definitivamente a questão da corrupção no Brasil.
Aqui no portal da Voz do Cidadão, vocês têm mais detalhes sobre os eventos programados para todo o país. E, para quem quiser saber mais sobre a pesquisa da Transparência Internacional, já temos disponível para download a íntegra do relatório.
A gente vai ficando por aqui. Até semana que vem!
1 comentário
Deixe um Comentário
Você precisa fazer login para publicar um comentário.
[…] 07/12/2014 Escândalos de corrupção revelam a urgência de uma reforma política 9 de dezembro, Dia Internacional de Combate à Corrupção […]